O que pode causar problemas em um retificador/regulador?

Escrito por dani clark | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode causar problemas em um retificador/regulador?
A falha de um regulador/retificador pode indicar outros problemas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

É um fato da vida: componentes eventualmente irão estragar. Uma parte específica das motos, o regulador/retificador, geralmente dará sinais adicionais de que não está operando corretamente. Além disso, as chances são de que você tenha problemas na voltagem. Confirme que é mesmo o regulador/retificador que requer observação e cheque alguns sintomas.

Outras pessoas estão lendo

O regulador/retificador

Motocicletas modernas têm circuito de carga elétrica para a bateria, no qual o regulador/retificador é um componente padrão. O nome da parte, na verdade, indica a sua função de retificar e regular a voltagem. A voltagem AC é gerada pela bobina do estator do alternador. Na maioria das vezes, as motocicletas funcionam em um sistema de três fases, por questões de eficiência, no qual três fios conectam o estator ao regulador/retificador. Ainda assim, há alguns sistemas individuais, pois esses são mais baratos de fabricar, os quais utilizam dois fios em vez de três. O regulador/retificador primeiro converte a energia AC em um aumento de energia DC, então normaliza essa energia, assegurando que ela não exceda aproximadamente 14.5 volts. A voltagem DC é, então, encaminhada à bateria.

Causas gerais de falhas

Há diferentes razões para o regulador/retificador falhar. Uma das causas principais é o aquecimento. Algumas motocicletas são conhecidas por ter esse componente localizado perto do radiador e outros locais próximos a produtores de calor ou que limitam o fluxo de ar. Dependendo do local do regulador/retificador ele pode facilmente superaquecer. Outras causas para a um regulador/retificador ficar sem energia é devido a bateria. Aterramentos são importantes para uma boa voltagem. Se há um defeito na voltagem, o regulador/retificador pode esquentar. Aterramentos mal feitos, conexão da bateria corroída, ruim ou solta causará defeito.

Tipos comuns de falha

Há geralmente duas formas do regulador/retificador falhar. A primeira lida com o esgotamento de diodo, resultando em dreno da bateria. É fácil assumir que esse problema seja causado por uma bateria ruim por causa de sintomas como escurecimento de faróis, leituras irregulares do medidor e arranques fracos. Checar a voltagem com um voltímetro em vez de confiar apenas nos sintomas prova-se muito benéfico. Se a voltagem cair abaixo de aproximadamente 13 volts, a motocicleta começará a drenar a bateria e o motor eventualmente irá parar. Procure por conexões ruins e corrosão, pois essas também podem causar problemas na voltagem.

O outro tipo de falha é esgotamento do regulador de desvio. Se o regulador/retificador falhar em controlar a voltagem, o resultado será uma sobrecarga na bateria. Novamente, um voltímetro será útil no diagnóstico. Geralmente, leituras maiores do que 17 volts significam que o regulador/retificador não está convertendo o excesso de energia. Todo esse excesso pode fazer com que os faróis dianteiros se tornem extremamente brilhantes e depois estourem.

Considerações

É extremamente importante checar as condições de todos os componentes do circuíto elétrico, pois problemas nessas partes podem contribuir para a falha do regulador/retificador. Além disso, mesmo depois que o componente tenha falhado, cheque as conexões internas. O problema pode não ser por superaquecimento, mas de fabricação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível