×
Loading ...

O que pode causar a quebra do vidro temperado da porta do banheiro?

Atualizado em 22 novembro, 2016

Muitos vidros de boxes de banheiros são feitos de vidro temperado, um material que recebeu um tratamento a base de calor para se tornar mais resistente à quebra. Além do diferencial estético, esse tipo de vidro é considerado mais seguro que os demais. Entretanto, as vezes o vidro temperado se estilhaça espontaneamente e sem razão aparente. Apesar dos estilhaços desse material não causarem tantos danos, você deve ter cuidado com as portas do seu box para evitar acidentes.

Saiba o que causa a quebra espontânea do vidro temperado (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Calor

Durante o temperamento, o vidro passa por um processo de aquecimento para se tornar mais resistente à impactos diretos. Entretanto, esse método torna o vidro mais vulnerável a impactos em suas bordas. Portanto, se você bater a porta ao abrir ou fechar, pode estar causando pequenas fraturas nos cantos da peça. Essa fratura pode se tornar maior até provocar o colapso do vidro.

Loading...

Instalação incorreta

Uma má instalação pode contribuir para uma quebra espontânea. Devido a um mau posicionamento, pode haver fricção entre a porta e o trilho, causando fraturas que eventualmente resultarão no quebra do material. Além disso, se a roda ou outra parte se quebrar, pode fazer com que a porta escorregue e estilhace.

Impacto direto

O temperamento tem o objetivo de dar maior resistência a impactos ao vidro, porém, um golpe muito forte quebrará a peça de qualquer maneira. Você pode se machucar seriamente se cair sobre a porta. Nunca se apoie na porta para evitar uma queda. Ao fazer isso, você pode deslocá-la dos trilhos e derrubá-la.

Considerações

O vidro temperado também serve para diminuir os danos causados às pessoas em caso de quebra. Você dificilmente precisará de atendimento médico depois de entrar em contato com os estilhaços desse material. Entretanto, você deve cobrir a área onde a porta quebrou com uma toalha para prevenir acidentes enquanto a limpeza não é realizada. Se estiver com um sangramento intenso ou machucados graves, procure um atendimento de emergência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...