Mais
×

As causas da amargura na couve-flor

Atualizado em 21 novembro, 2016

A couve-flor é um vegetal crucífero repleto de nutrientes que pode às vezes ficar com gosto amargo depois de cozido. Ela contém fito-nutrientes que liberam compostos de enxofre pungente quando aquecidos. O composto específico que faz a couve-flor ficar amarga é a feniltiocarbamida, também conhecida como PTC. Algumas pessoas são geneticamente mais sensíveis ao PTC. Quanto mais você cozinhar a couve-flor, mais enxofre será liberado e o gosto ficará mais amargo. Preparar couve-flor adequadamente irá minimizar o gosto desagradável e odor, além de preservar os nutrientes.

A couve-flor poderá deixar um gosto amargo na boca se não for cozida adequadamente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Preparação para reduzir a amargura da couve-flor

Reduza a amargura da couve-flor por imersão em água fria salgada, durante 30 minutos, antes de cozinhar. Alguns dos componentes amargos irão lixiviar. Colocar a couve-flor de molho também irá expulsar os insetos e certifique-se de que a couve-flor cozida tenha uma aparência branca como a neve.

Tempo de cozimento curto

Pique a couve-flor de molho no tamanho desejado e, em seguida, coloque as florzinhas em uma cesta de vapor ou panela de vapor não-reativo. Deixe no vapor não mais que 5 minutos. Esse curto tempo de cozimento limitará o os odores de enxofre lançados. As panelas reativas, incluindo alumínio e ferro, descolorem a couve-flor pois os compostos de enxofre reagem com o metal.

Adicione as nozes

Coloque algumas nozes sem casca na panela, para eliminar qualquer odor e amargura. A casca da noz absorverá o enxofre.

Mascare a amargura

Se você é ultra sensível ao PTC na couve-flor, considere mascarar o sabor amargo cobrindo-a com um molho. Deliciosas sugestões incluem um molho de queijo cremoso ou sabor churrasco.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article