Causas do cansaço matinal

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas do cansaço matinal
Sua fadiga matinal pode ser sintoma de um distúrbio do sono (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitas pessoas acham intrigante o fato de acordarem cansadas pela manhã. Não se sentir relaxado é um motivo de frustração e é importante descobrir a razão desse cansaço. De acordo com a publicação de março de 2011, pelo Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em tradução), o sono insuficiente é uma epidemia de saúde pública. O sono adequado é vital para a saúde, o funcionamento e até mesmo a segurança do ser humano. Quanto antes você descobrir a causa do seu cansaço matinal, mais cedo poderá sentir-se descansado novamente.

Outras pessoas estão lendo

Insônia

Se você acorda cansado pela manhã, é possível que tenha insônia. Ela é um distúrbio do sono comum definida como a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo. De acordo com o site MedLine Plus, um dos sintomas de insônia é não se sentir revigorado ao acordar pela manhã e sentir-se cansado durante o dia. Se você tiver dificuldade para dormir ou caso revire na cama a noite toda, é possível que tenha um caso leve de insônia. Essa condição pode ser diagnosticada por um médico ou especialista do sono.

Horário inconsistente

É importante ter a mesma quantidade de sono todas as noites. Um horário inconsistente de sono pode fazer com que seu corpo não se sinta cansado uma noite e se senta muito cansado na noite seguinte. Tente manter um cronograma para que possa ir dormir mais ou menos na mesma hora todas as noites e acorde na mesma hora todos os dias. Dessa forma, você se sentirá mais descansado pela manhã.

Fatores estressantes

Os fatores estressantes da vida podem interromper seu sono e fazer com que se sinta cansado pela manhã. A ansiedade, depressão, tristeza, estresse no trabalho e problemas conjugais contribuem para a incapacidade de relaxar e descontrair, impedindo um sono tranquilo. Aprender a identificar e gerenciar o estresse permitirá que você durma melhor à noite e se sinta descansado ao acordar. Alguns exemplos de gestão do estresse incluem exercícios, uma alimentação saudável, buscar apoio externo e meditação.

Doenças

Seu corpo pode estar lutando contra uma doença ou infecção; você pode se sentir grogue de manhã com todas as horas extras que seu corpo está gastando na batalha da imunidade. As gripes e resfriados levam as pessoas a acordarem cansados, mesmo depois de muitas horas de sono. Se tiver alergias ou anemia, essas condições podem fazer com que você acorde cansado.

Insuficiente quantidade de sono

Muitas pessoas simplesmente não têm uma quantidade adequada de sono durante a semana e, por causa disso, sentem-se cansadas pela manhã. A privação do sono dificulta a recuperação do organismo e das fontes de energia, resultando em uma sensação de fadiga. Se você quiser ser sentir menos cansado ao acordar, durma mais. Tenha aproximadamente a mesma quantidade de sono todas as noites para sentir-se totalmente descansado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível