Causas da catarata subcapsular

Escrito por dominique brooks | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas da catarata subcapsular
A catarata ocorre quando a lente do olho fica turva e obscurece a visão (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A catarata ocorre quando a lente do olho fica turva e obscurece a visão. Existem vários tipos de cataratas, como a cortical, que ocorre no córtex da lente; a nuclear, que ocorre no núcleo da lente; e subcapsular, que ocorre logo abaixo da cápsula. Cataratas subcapsulares tendem a surgir em pessoas mais jovens e o tratamento é através de remoção cirúrgica. Pessoas em situação de risco para estes tipos de lesões devem ser acompanhadas por um oftalmologista.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos principais de catarata subcapsular: anterior e posterior. A catarata subcapsular anterior é muito menos comum do que a catarata subcapsular posterior (CSP). A CSP geralmente se apresenta como uma pequena opacidade branca sob a parte de trás da cápsula da lente e bem no caminho da luz que viaja para a retina. Este tipo de catarata pode também se desenvolver mais rapidamente do que os outros.

Sintomas

A catarata subcapsular tende a ocorrer em pessoas mais jovens e em pacientes com certas doenças ou que tomam determinados medicamentos. Pessoas com CSP têm dificuldade com brilhos (problemas de visão na luz muito clara) e mais dificuldade com a visão de perto do que com a de longe. Mesmo quando a catarata é pequena em tamanho, ela ainda pode interferir de maneira significativa nas atividades da vida diária.

Diabetes melitus

Pessoas com diabetes mellitus correm o risco de desenvolver diversas doenças oculares; de acordo com a Associação Americana de Diabetes, os diabéticos são 60% mais propensos a desenvolver todos os tipos de cataratas em comparação com outras pessoas. Catarata em pacientes diabéticos também pode se desenvolver rapidamente e surgir em uma idade mais jovem. Acredita-se que níveis elevados de açúcar no sangue são responsáveis por causar essas cataratas, e um controle estrito do açúcar no sangue pode retardar ou interromper o seu desenvolvimento. Os diabéticos têm alto risco de desenvolver catarata subcapsular.

Medicamentos com esteroides

Medicamentos com esteroides podem ser utilizados com a orientação de um médico para o tratamento de pacientes com uma variedade de condições, como as pessoas com asma ou alergias, ou aquelas submetidas a transplantes de órgãos. Várias formas de esteroides - orais, inalados ou em forma de colírios - têm sido associados a um maior risco de desenvolvimento de catarata subcapsular. Os pesquisadores não têm certeza absoluta do mecanismo para o desenvolvimento de catarata em pessoas que usam esteroides, mas pacientes que usam esses medicamentos precisam ser avaliados por um oftalmologista regularmente para certificar-se de que cataratas não estão se formando.

Causas genéticas

Pacientes com doenças genéticas específicas, como retinite pigmentosa, podem correr maior risco de desenvolver catarata subcapsular. Nestes pacientes, a catarata subcapsular posterior se desenvolve mais cedo, mas não interfere com a visão até mais tarde no curso da doença, quando o campo visual do paciente torna-se muito pequeno. Existem outras condições genéticas que também podem aumentar o risco. Se outros membros de uma família desenvolveram este tipo de catarata, pode haver maior risco.

Outras causas

Pessoas que possuem miopia ou hipermetropia podem correr um risco maior de desenvolver catarata subcapsular posterior, bem como aquelas que têm doenças oculares inflamatórias crônicas, como retinite. Pessoas que sofrem traumas no olho também podem desenvolver uma catarata subcapsular posterior no futuro. A radiação no olho também podem causar este tipo de catarata. Monitoração frequente por um oftalmologista e diligência por parte do paciente para relatar quaisquer alterações visuais são muito importantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível