×
Loading ...

Causas da coiloníquia

Atualizado em 20 julho, 2017

A coiloníquia pode ser um sinal de que o corpo está tendo falta dos nutrientes que necessita para estar saudável. Quando isso ocorre, as bordas externas da unha se curvam para cima em vez de ficarem planas sobre o leito ungueal. No entanto, esta condição pode ser um sintoma de outros problemas de saúde mais sérios.

Uma anormalidade na unha é geralmente um sinal de que o organismo da pessoa está tendo falta de algum nutriente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Deficiências de nutrientes

Quando as unhas começam a parecer como se estivessem se dobrando para cima, isso pode significar que o corpo não está recebendo quantidade suficiente de certos nutrientes, como ferro e vitamina B12. Quando os níveis desses nutrientes caem e ficam em valores inadequados até mesmo por um curto período de tempo, o resultado pode ser uma aparência de colher tanto nas unhas das mãos como nas dos pés. Esta condição pode ocorrer se o corpo não estiver recebendo quantidades adequadas de proteínas na dieta.

Loading...

Doença severa

A coiloníquia pode ser um sintoma de que um problema de saúde mais grave está presente. Não é incomum entre indivíduos que tenham sido diagnosticados com lúpus ou doença de Raynaud. Diabéticos são propensos a ter problemas com as unhas e podem ter essa doença também. Se a causa inicial coiloníquia for devido a uma deficiência de vitamina B12, pode levar a anemia grave se não for tratada rapidamente.

Outras causas

A exposição a determinados produtos químicos -- como produtos à base de petróleo -- pode causar a coiloníquia. Por esta razão, é preferível a utilização de luvas em qualquer momento no qual as mãos possam vir a ficarem expostas a esses produtos.

Tratamento

O primeiro passo no tratamento da coiloníquia é determinar sua causa. Ela não pode ser curada sem que se trate o problema de saúde ou a deficiência de nutrientes em primeiro lugar. Se um médico determina que é de uma falta de certas vitaminas ou nutrientes, você deve gerenciar essa condição, aumentando a ingestão dessas vitaminas ou nutrientes em sua dieta. Se ela for causada por uma doença mais grave, pode ser necessário o uso de uma variedade de medicamentos para o tratamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...