As causas comuns de cabelos secos e alterações na textura

Escrito por andrea griffith | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As causas comuns de cabelos secos e alterações na textura
Descubra se seus cabelos estão mudando por causa do envelhecimento, de produtos ou da saúde (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Você pode notar que durante toda a sua vida a textura de seu cabelo muda um pouco. Embora isso nem sempre seja um grande problema, se seus cabelos passaram de sedosos e macios para secos, arrepiados e crespos, pode realmente haver algo de errado com o seu cabelo e/ou com seu corpo.

Outras pessoas estão lendo

Cabelos grisalhos

Assim que você começa a envelhecer, as células de pigmentação nos folículos que dão cor a seus cabelos vão começar a morrer. Quando isso acontece, seus folículos pilosos vão começar a produzir cabelos despigmentados - ou cabelos grisalhos. Durante este processo, os folículos também vão parar de produzir óleos naturais suficientes para lubrificar os fios de seu cabelo. Sem os óleos naturais para mantê-los macios, brilhantes e fáceis de lidar, seus cabelos vão se tornar rijos, ásperos, crespos e muito secos.

Cabelos danificados

Os cabelos drasticamente danificados vão causar um impacto considerável na textura. Algumas mulheres, e homens também, vão frequentemente ao salão para pintar os cabelos , colocar reflexos, fazer escova progressiva ou permanente. Depois eles utilizam shampoos com altos índices de sulfato e secam seus cabelos utilizando a temperatura mais alta do secador. Para arrumar, utilizam uma chapinha, um modelador elétrico de cachos ou bobes quentes. Todas essas coisas vão privar seus cabelos de seus óleos naturais, vão queimar os fios e podem até mesmo danificar seus folículos. Os cabelos que são severamente danificados por produtos, tratamentos e calor vão parecer secos, rijos, arrepiados e fibrosos.

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que podem causar uma mudança drástica na textura do seus cabelos e nos óleos naturais produzidos pelos folículos. Alguns anticoncepcionais, anti-epilépticos, medicamentos para osteoporose, estabilizadores de humor e outras prescrições podem alterar a textura de seus cabelos. Se você ficar com os cabelos extremamente secos e com mudanças de textura depois de tomar um novo medicamento - as alterações nos cabelos causadas por medicamentos podem levar vários meses para se tornar aparentes - não pare de tomar o medicamento até que você entre em contato com seu médico sobre as estas alterações.

Hormônios

Alterações hormonais, tanto em homens quanto em mulheres, bem como em meninos e meninas, podem causar mudanças drásticas na textura dos cabelos. Cabelos quebradiços e secos podem ser o resultado de sua glândula tireoide não produzir as quantidades corretas de tiroxina (t4) e triiodotironina (t3). A produção de insulina em excesso ou insuficiente também pode causar uma mudança completamente textural em seus cabelos, e também queda de cabelos. Um fluxo de hormônios durante a puberdade pode mudar os cabelos super lisos, macios e oleosos em uma confusão de cachos grosseiros e ásperos em muitos adolescentes. Também é muito comum que as mulheres experimentem uma mudança na textura, volume e crescimento de seus cabelos durante a gravidez, devido a altos níveis de estrogênio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível