Causas comuns de óleo no radiador

Escrito por phillip james | Traduzido por lucas schiavo
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Causas comuns de óleo no radiador
Óleo dentro do radiador indica problema sério (Auto Engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

O motor de um veículo é projetado para aguentar muita pressão e stress. Uma variedade de fluídos passam dentro e fora das partes do motor, para lubrificação, resfriamento e como parte do processo de combustão. O radiador é o núcleo do sistema de resfriamento, enquanto o óleo do motor é usado para lubrificar as partes que se movem rapidamente. Óleo misturado com óleo de refrigeração é um indício que algo está errado dentro do seu motor.

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Junta da cabeça estourada

Uma das causas mais comuns de óleo em um radiador é a quando a junta da cabeça estoura. É o problema mais fácil e barato de reparar. Um motor é dividido horizontalmente entre partes superiores e inferiores. A parte inferior, a qual guarda os pistões e o eixo da manivela, é conhecida como "bloco". A parte superior contém as válvulas e é chamada de "cabeça". Essas seções são firmemente parafusadas, com uma junta forte entre eles. Essa junta contém buracos que permitem ao líquido refrigerador se movimentar pela cabeça e bloco. Se a junta falhar, pode abrir uma passagem e o óleo se misturará com o líquido refrigerador.

Bloco quebrado

Os blocos dos motores são feitos de aço ou alumínio de alta resistência. Devida a certas condições, pode ocorrer uma rachadura entre as passagens de óleo e de líquido refrigerador dentro do bloco. Normalmente, um bloco pode rachar por impacto (como uma batida) ou pelo congelamento em clima frio. Se muito água entrar no sistema de refrigeração, temperaturas baixas farão com que a mistura se congele e expanda, possivelmente rachando o bloco.

Cabeça deformada ou levantada

Os parafusos que seguram a cabeça cilíndrica no bloco do motor são submetidos a um stress significante. É possível que esses parafusos desgastem, destruindo a capacidade da junta de selar. Óleo e líquido refrigerador podem ser forçados pelas pressões do motor a fluir pela junta e se misturarem. Uma cabeça pode ser deformada extremo aquecimento ou parafusos soltos, produzindo a mesma situação. Cabeças de alumínio são mais propensas a se deformar dessa maneira, mas qualquer uma pode, sob essas circunstâncias.

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