Saúde

Causas do corpo formigando

Escrito por marcinho lc
Causas do corpo formigando

Movimentando o braço para não mais formigar

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Sabe quando sentimos aquela estranha sensação de que uma parte do nosso corpo está formigando? Existem algumas causas para entender melhor porque isto acontece. Com maior frequência em braços, mãos, pernas e pés, o formigamento também pode acontecer em qualquer outra parte do corpo. Pode ser normal, como no processo de envelhecimento e que não é considerado grave. Porém, este pequeno incômodo pode ser de origem nervosa, de origem vascular ou pode ser uma forma que o corpo encontrou para dizer que precisa de mais cuidados.

Outras pessoas estão lendo

De origem vascular

Esta é bastante comum. Pode ocorrer quando estamos dormindo ou quando permanecemos sentados na mesma posição por muito tempo sem se mover. Ocorre devido à pressão que se exerce sobre outra parte do corpo, impedindo o fluxo de sangue arterial e, com menos sangue nas extremidades, sentimos a sensação de formigamento. A boa notícia é que é muito simples para resolver. Basta mudar de posição e com algum pequeno movimento, dentro de alguns segundos, tudo estará como novo.

De origem nervosa

A coluna cervical, a espinha do pescoço, pode desenvolver pequenos tumores ao longo da vida, devido à pressão diária, conhecidos como osteófitos, o famoso bico de papagaio. Isto ocasiona rigidez do pescoço, dor no peito e no braço, o que pode levar a formigamento nessas regiões, por compressão da raiz do nervo. É muito comum que, juntamente com esta sensação, a pessoa tenha menor sensibilidade, ou perda total, nas partes afetadas.

Infarto e AVC

Uma causa muito preocupante é quando se sente o formigamento no lado esquerdo do corpo, sobretudo no braço esquerdo. Se estiver acompanhado de aperto no peito, falta de ar, suor excessivo, náuseas e aperto na garganta, pode ser uma angina ou até um infarto do miocárdio. A pessoa deve ir, o mais rápido possível, para o hospital mais próximo. Outra causa pode ser um AVC. Se sentir formigamentos no rosto e pernas ou pernas e braços, o mais provável é que a causa tenha sido a falta de irrigação sanguínea no cérebro por consequência de uma veia obstruída. Assim como no caso anterior, deverá acudir ao hospital o quanto antes.

Outras causas

Pode acontecer em partes específicas do corpo. Se ocorrer nos dedos médio, indicador ou polegar, o mais provável é que seja síndrome do túnel do carpo causado por LER (lesões por esforços repetitivos). Já se for sentida no dedo anular ou mindinho, pode ser devido à compressão do nervo que está presente no cotovelo. No braço, ocorre muito ao dormir. Na lateral do pé, quando a pessoa fica muito tempo com a perna cruzada de forma equivocada. Na coxa, é muito comum em grávidas, devido à pressão do nervo da cintura.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media