Causas culturais da migração

Escrito por lynne ciccaglione | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas culturais da migração
Por séculos, motivações culturais têm feito com que as pessoas migrassem (Topical Press Agency/Valueline/Getty Images)

Em uma simples definição, migração é o movimento de pessoas de um lugar para outro. A migração pode acontecer em escala internacional, de um país a outro, ou em um único país, de uma área rural para a cidade, por exemplo. Frequentemente, esse movimento, sendo permanente ou temporário, é uma escolha de um indivíduo ou de uma família, mas muitos exemplos de migração forçada podem ser vistos. Apesar das razões econômicas e políticas serem as mais citadas como causas da migração, os fatores culturais também são importantes.

Outras pessoas estão lendo

Concepções de riqueza

Muitas culturas dão um grande valor à riqueza material e julgam que o status social de um indivíduo é baseado em seu sucesso econômico. Isso pode ser mais notavelmente visto nos Estados Unidos, na Europa e em outras sociedades capitalistas. Quando a riqueza é concebida a partir de termos monetários, os indivíduos e as famílias escolhem migrar para locais onde eles têm melhores oportunidades econômicas. Em várias culturas, a educação institucionalizada é também considerada uma forma de riqueza e prestígio, então a migração para uma universidade em específico é comum. As migrações baseadas em conceitos culturais de riqueza geralmente são temporárias, e não permanentes.

Estrutura familiar

De acordo com a revista "International Social Science Journal" (Ciência Social Internacional), as redes regionais e internacionais de famílias são uma das causas culturais mais proeminentes de migração. Seja retornando para a terra natal de um ancestral ou reunindo-se com membros da família que moram no exterior, a migração é comum nas culturas que dão um grande valor à manutenção da conexão ou à convivência com a família.

Ideologia e religião

No trabalho chamado "American Anthropogist" (Antropologista americano) de dezembro de 1990, Dr. David Anthony afirma que a ideologia é a maior razão pela qual a migração ocorre nas sociedades atuais, assim como acontecia no passado arqueológico. A religião talvez seja o melhor exemplo de uma causa ideológica de migração. Muitos indivíduos escolhem fazer peregrinações em lugares sagrados ou mudar para realizar trabalhos missionários; alguns são forçados a migrar por conta da intolerância religiosa.

Causas culturais da migração
Uma das migrações religiosas mais conhecidas é a peregrinação anual dos muçulmanos a Meca (Muhannad Fala'ah/Getty Images News/Getty Images)

Tradições culturais

Obviamente existem muitas outras tradições culturais específicas que podem causar a migração dos indivíduos ou das famílias. Um exemplo são os andarilhos na cultura aborígene na Austrália. Nessa tradição, os homens jovens aborígenes andam a pé por muitos meses na mata do deserto australiano como uma cerimônia de migração antes de retornarem para casa.

Causas culturais da migração
O andar errante da cultura aborígene australiana é uma forma de migração tradicional (Matt Turner/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível