Mais
×

Causas e curas de diarreias em equinos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Existem muitas causas possíveis para a diarreia em um cavalo, algumas das quais não muito sérias e facilmente tratáveis. Porém, é importante não ignorar esse sintoma no seu amigo equino, pois pode ser um sinal de algo muito mais perigoso — ou até fatal.

Fique atento caso seu cavalo tenha diarreia (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Alimentação

Uma mudança repentina na dieta pode fazer com que um cavalo tenha diarreia. Muitos cavalos têm estômagos sensíveis, e alterar rapidamente seus alimentos pode causar uma reação ruim. Isso é facilmente prevenido na maioria dos casos; simplesmente faça as mudanças dietéticas lentamente. Não pare de alimentá-lo com um tipo de comida para trocar para outro de repente, nem troque os tipos de feno sem dar um tempo para o animal se adaptar. Faça a mudança lentamente ao incorporar novos alimentos, enquanto o desacostuma dos alimentos antigos para prevenir tal choque no sistema digestivo do animal.

Alergias e sensibilidades a alimentos também podem causar diarreia, então, fale com um nutricionista equino ou veterinário se suspeitar que este possa ser o caso, especialmente quando introduzir um novo tipo de alimento à dieta do seu cavalo. Certifique-se de alimentá-lo com produtos de alta qualidade; feno mofado ou grãos rançosos podem provocar distúrbios no estômago, diarreia e até cólica, o que pode ser uma ameaça à vida do animal.

Estresse

Um cavalo que esteja estressado pode ter diarreia, assim como um cavalo que tenha feito exercícios pesados. Seu sistema pode ter superaquecido, ou seu sistema digestivo ultrapassou os limites, o que provoca a diarreia. Isso geralmente não é motivo para preocupação, desde que não seja um problema permanente. Forneça bastante água ao animal e dê o seu melhor para acalmá-lo. Isso pode acontecer com um cavalo que participar de uma competição e está em um ambiente novo. Na dúvida, ligue para o veterinário, especialmente se o sintoma continuar depois que o cavalo voltar ao seu próprio ambiente.

Parasitas e infecções

Se o cavalo tem um problema de vermes ou outro tipo de parasita, ele pode acabar com diarreia. Isso é geralmente fácil de tratar ao administrar um vermífugo, que é dado oralmente e mata os parasitas. Fale com o veterinário para colocar o animal em um programa de vermifugação para prevenir futuras infestações e descobrir qual programa vai tratar melhor seu cavalo.

Outras infecções, tais como as virais e as bacterianas, também podem provocar diarreia. A Febre do Cavalo de Potomac ou a intoxicação por salmonela são apenas dois exemplo, e a intervenção veterinária será muito importante para tratá-las, pois elas podem resultar em morte. É sempre uma boa ideia chamar o veterinário se o seu cavalo tiver diarreia, especialmente se você não fez nenhuma mudança na dieta ou no estilo do vida que possa ter estressado o animal e resultado nas fezes líquidas. Ele pode ajudar a determinar se é algo sério, como câncer, ou algo que seja resolvido mais facilmente.

Precauções e tratamento

A diarreia pode ser um sintoma de algo sério, então, é importante tomar bastante cuidado em garantir que o cavalo não esteja muito doente. Ela também pode desidratar o animal, então é importante fornecer bastante água fresca e limpa para ele. A terapia de eletrólitos pode ser necessária em alguns casos extremos nos quais o cavalo fica severamente desidratado. Isso significa que ele terá os fluidos e nutrientes perdidos, como o sal, substituídos para ajudar a hidratar e equilibrar os níveis de sal do corpo novamente.

A maioria dos casos de diarreia são tratados melhor ao identificar a causa em si — como por exemplo, vermifugar um cavalo com vermes — e ao regular a dieta e a rotina de exercícios do cavalo. Se você não estiver certo quanto à causa da diarreia, ou acredita que possa ser algo sério, não hesite em chamar o veterinário; ele pode salvar a vida do seu cavalo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article