Causas da diarreia explosiva

Escrito por lidia tomulet | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas da diarreia explosiva
A diarreia explosiva vem de repente, independentemente de causa (outhouse image by mark-images from Fotolia.com)

Quase todos já tiveram diarreia em algum momento das suas vidas. Enquanto o termo diarreia descreve de forma geral as fezes soltas, moles e por vezes aquosas, a diarreia explosiva se refere a jatos fortes e muito urgentes de fezes moles e frouxas. A diarreia explosiva é tipicamente associada com uma condição aguda, que termina em um dia ou dois, mas que pode ser também experimentada em longos períodos como sintoma de alguma doença crônica. Um médico deve ser consultado se a diarreia durar mais do que uma semana ou se for acompanhada de sangramento retal.

Outras pessoas estão lendo

Infecção

A causa mais comum de diarreia aguda é tipicamente uma infecção gastrointestinal. As infecções gastrointestinais são causadas por algumas bactérias, vírus ou parasitas. A maioria das infecções intestinais é causada ao se comer ou beber comidas ou água contaminados e deve se resolver em alguns dias, com ou sem tratamento. Algumas infecções intestinais também ocorrem imediatamente depois de tratamentos com antibióticos. Infecções bacterianas causadas por Salmonella, E.coli, Shigella, Clostridium difficile ou Campylobacter podem produzir diarreia explosiva. A giardia lamblia é a causa mais comum de infecções por parasitas e é geralmente responsável pela diarreia explosiva. Muitos vírus podem causar a diarreia, mas o mais comum nesse caso é o rotavírus, que afeta particularmente crianças.

Medicação

Medicamentos frequentemente causam uma mudança nos hábitos intestinais, e são por vezes responsáveis por acessos de diarreia explosiva. Antibióticos podem ocasionar a diarreia ao matar grandes números de boas bactérias que normalmente habitam o intestino. Medicamentos para a pressão sanguínea, câncer e antiácidos com grandes quantidades de magnésio podem também causar à diarreia explosiva. Em geral, ela é experimentada logo após começar a nova medicação, mas pode acontecer até mesmo algumas semanas após tomar o remédio, como o que ocorre com os antibióticos. É importante que o médico saiba se ocorrer alguma mudança nos hábitos intestinais após o início da nova medicação.

Doença do intestino

Algumas condições crônicas podem causar inflamação no cólon, incluindo-se a colite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e câncer de cólon. Qualquer uma dessas condições pode dar causa à diarreia explosiva, mas a mesma é mais comumente vista com a colite ulcerativa. Como a diarreia crônica pode ser um sinal de algumas condições médicas graves, é importante consultar um médico e obter um diagnóstico preciso.

Má absorção

A má absorção se refere à incapacidade do corpo de absorver certos nutrientes da comida. Muitas condições, medicamentos e intolerâncias podem levar à má absorção. De acordo com a "Biblioteca médica online do Manual Merck", a enfraquecida absorção de alguns açúcares pode causar diarreia explosiva e mal cheirosa. A má absorção pode ser séria, ocasionando deficiências de nutrientes e perda de peso. Qualquer pessoa que experimente a diarreia explosiva como resultado da má absorção deve estar sendo tratada por um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível