Mais
×

Causas da dor abdominal no quadrante superior esquerdo abaixo das costelas

Atualizado em 10 maio, 2017

A dor no quadrante superior esquerdo costuma ser associada a doenças do baço e cólon. No entanto, outras áreas do corpo, incluindo o peito, podem causar dor nessa parte do abdômen também. A dor abdominal no quadrante superior esquerdo pode ser sinal de um grave problema de saúde subjacente que requer atenção médica e intervenção imediata.

Várias doenças podem causar dores abdominais no quadrante superior esquerdo abaixo das costelas (AndreyPopov/iStock/Getty Images)

Angina

A angina é uma dor relacionada ao coração que pode irradiar para o quadrante abdominal superior esquerdo abaixo das costelas. Esta, um sintoma de doença cardíaca coronária, ocorre quando o músculo do coração recebe fluxo de sangue insuficiente. A doença arterial coronariana é causada por um acúmulo de placa nas artérias que transportam sangue para o coração. A dor ou desconforto relacionado pode parecer que algo está espremendo, fazendo pressão, peso ou aperto no peito. Outros sinais e sintomas comuns associados à angina incluem dor no quadrante abdominal superior esquerdo, dor no pescoço, queixo, braços, ombros ou nas costas, náuseas, fadiga, falta de ar, ansiedade, sudorese e tonturas. Inúmeros fatores podem aumentar o risco de angina, incluindo o tabagismo, pressão arterial elevada, histórico pessoal ou familiar de doença cardíaca, obesidade, estresse e certas doenças, como diabetes.

A fadiga é um sintoma da angina (Purestock/Purestock/Getty Images)

Pleurisia

A pleurisia, principalmente a pleurisia do lobo inferior do pulmão esquerdo, pode causar dor no quadrante abdominal superior esquerdo. Trata-se de uma inflamação do revestimento dos pulmões e no peito ou pleura. Ela geralmente provoca dor aguda quando uma pessoa respira ou tosse. Infecções como pneumonia ou tuberculose estão entre as causas mais comuns de pleurisia. As infecções virais também podem causar essa inflamação, assim como a doença relacionada ao amianto, certos tipos de câncer, trauma torácico, embolia pulmonar e doenças reumáticas. Possíveis sinais e sintomas associados à pleurisia incluem dor no peito que piora com a respiração, tosse, espirros ou movimentação, dor abdominal no quadrante superior esquerdo, falta de ar, tosse seca e febre ou calafrios. A recuperação depende do que está causando a doença.

A tosse é um sintoma de pleurisia (Lisa F. Young/iStock/Getty Images)

Ruptura do baço

O baço rompido é uma causa perigosa da dor abdominal no quadrante superior esquerdo. O baço é localizado no lado esquerdo do abdômen, bem abaixo da caixa torácica. Ele evita infecções, filtra os resíduos metabólicos e produz células vermelhas e brancas do sangue. Devido à sua localização, o baço é suscetível a lesões. Um choque físico violento no local, que pode romper o baço, pode ser causado por um acidente de automóvel, agressão física ou uma lesão relacionada ao esporte. Sinais e sintomas comuns associados a uma ruptura do baço incluem dor e sensibilidade no quadrante abdominal superior esquerdo. Como isso pode provocar hemorragia interna, uma pessoa com essa condição também pode ter a pressão arterial reduzida, tontura e confusão. A ruptura do baço é uma emergência médica.

Baço (decade3d/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article