Saúde

Causas da dormência no braço esquerdo

Escrito por paula haefeli Google
Causas da dormência no braço esquerdo

Procure um médico e faça exames caso sinta dormência nos braços

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

Uma sensação bastante comum é a dormência ou formigamento nos braços, em especial no membro esquerdo. Diz-se popularmente que o indivíduo pode estar sofrendo um enfarto caso sinta uma dor aguda ou formigamento nas extremidades esquerdas do corpo. No entanto, nem sempre são doenças cardíacas os ocasionadores deste incômodo. Problemas relacionados ao sistema nervoso também geram dores similares. Informe-se a seguir quais podem ser as possíveis causas dessa situação. Caso possua algum dos sintomas, não esqueça de consultar um médico especializado para que o diagnostique e medique corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Parestesia

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

A parestesia, chamada popularmente de dormência ou o formigamento, é uma sensação ocasionada após a interrupção de estímulos na pele ou no cérebro. A parte do corpo afetada deixa de estar sensível ao tato ou ainda se torna hipersensível (gerando a impressão de centenas de agulhas perfurando a pele). O formigamento pode ser causado por uma interrupção momentânea da circulação do corpo (como quando dormimos em cima do braço) ou ainda quando uma raiz nervosa é comprimida, ocasionando dormência prolongada ou até mesmo permanente. O problema ainda pode ser resultado de estresse emocional ou, nos casos mais graves, de alguma doença vascular.

Dormência causada por problemas vasculares

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

A dormência causada por problemas vasculares é aquela cuja circulação do sangue é muito diminuída, ou interrompida completamente, em alguma parte do corpo. Os formigamentos transitórios, que duram poucos segundos causados por dormir sobre o braço, por exemplo, não oferecem riscos à saúde. No entanto, a dor aguda, que surge sem motivo aparente, deve ser observada imediatamente por um médico. Ela pode ser um sinal de estreitamento de vasos sanguíneos (especialmente das artérias) ou de outro problema cardíaco. Quando a dor se irradia por todo o braço esquerdo e peito, acompanhado de falta de ar, tontura, enjoo, dor de cabeça, há suspeita de enfarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Formigamento por problemas nervosos

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

É comum sentir dores no braço esquerdo não apenas por problemas circulatórios, mas também por alguma compressão nos nervos ou problemas de coluna. Uma das formas mais comuns de formigamento (especialmente em mulheres) é causada pela síndrome do túnel carpal, que comprime o nervo do túnel do carpo e dificulta os movimentos da mão. Outra causa é a compressão do nervo da coluna, em especial causada por hérnia de disco ou nervos comprimidos do pescoço. Em geral, o formigamento é também acompanhado de enxaquecas e dores na extensão das costas.

Outras causas

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

Depois de realizar exames e descartados problemas cardíacos ou no sistema nervoso, outras causas para o formigamento do braço esquerdo devem ser investigadas. A principal causa de dor e parestesia sem motivo aparente é o estresse do dia-a-dia e a depressão, ocasionados por distúrbios hormonais que geram fadiga corporal. Pessoas canhotas também podem sentir dormência e formigamento pelo excesso de uso de ferramentas e materiais criados para destros, causando lesões por esforço repetitivo (LER). Em todos os casos, consulte o médico e realize os exames necessários para descobrir a razão da parestesia e o melhor tratamento para você.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media