Causas e efeitos da poluição

Escrito por john mack | Traduzido por noeli p. rubio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas e efeitos da poluição
A grande concentração de fábricas faz das cidades mais poluídas do que zonas rurais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Há muitos fatores que produzem poluição, um perigo ambiental com muitas consequências. A poluição é causada principalmente por emissões das criações humanas, tais como automóveis e fábricas, embora alguns dos fenômenos naturais como incêndios florestais contribuam para com a poluição em algumas áreas. No entanto, corresponde a cada individuo determinar se quer fazer um esforço consciente para reduzir os níveis de contaminação do ar, especialmente nas cidades com alta densidade populacional e com muitos automóveis e indústrias.

Outras pessoas estão lendo

Causas antropogénicas

A maioria dos contaminantes do ar livre em zona urbanas existe devido a queima de combustível fóssil em fábricas e automóveis. A poluição está tipicamente associada a cidades por uma boa razão. Cidades têm geralmente uma grande concentração de carros e fábricas. Os altos níveis de emissão de carros e fábricas ajudam a explicar por que as cidades como Ciudad del Mexico, Rio de Janeiro e Bangkok têm alguns dos níveis mais altos de poluição e contaminação do mundo..Plomo, solventes industriais e pintura também contribuem para a produção de poluição. A densidade da população, a quantidade de indústrias e os combustíveis utilizados na indústrias, a calefação e transporte têm um impacto grande nos níveis de poluição na cidade.

Causas e efeitos da poluição
A emissão dos automóveis são uma das maiores causas de contaminação. (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Causas naturais

O clima e a topografia de uma cidade podem ter impacto significativo em sua capacidade para promover a poluição. Pó e outras partículas em suspensão das tormentas de vento e terra contribuem a poluição. O grau de contribuição não é tão grande como o dos automóveis, por exemplo, mas tem algo de responsabilidade na contaminação. Além disso, o dióxido de enxofre que os vulcões emitem contribuem a poluição. Os óxido de carbono e óxidos de nitrogênio procedentes dos incêndios florestais são outra fonte natural de poluição. Surpreendentemente os hidrocarbonos e o pólen das plantas podem contribuir a contaminação de uma maneira mínima. O importante é compreender sobre as fontes naturais de contaminação e que o tipo de contaminação se estende sobre grandes distâncias e raras vezes ou nunca chegam a níveis perigosos de contaminação, exceto em erupções vulcânicas.

Causas e efeitos da poluição
As montanhas do Rio de Janeiro ajudam a prender a poluição na cidade (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Efeitos

A poluição possui várias consequências graves, que não devem ser tomados de maneira trivial. A poluição pode causar câncer de pulmão como o tabaco a um fumante. A poluição também pode causar lesão nas membranas pulmonares e no coração, produzindo dor, mal estar, tosse e irritação da garganta. Poluição pode causar problemas respiratório, especialmente em pessoas com asma.

Causas e efeitos da poluição
A poluição pode causar câncer de pulmão como o tabaco a um fumante (smoking image by Dozet from Fotolia.com)

Outros efeitos

A poluição não é só perigosa para pessoas que vivem em cidades onde originalmente se forma. Exceto nas cidades em que as montanhas as rodeiam por vários lados, o vento poder fazer com que a poluição viaje a outras cidades, onde pode prejudicar a outras pessoas. Essa é uma das razões pelas quais a neblina deveria nos preocupar. A contaminação gera uma diminuição da qualidade de vida e pode aumentar as temperaturas em uma cidade, especialmente nos meses de verão.

Causas e efeitos da poluição
A poluição não é só perigosa para as pessoas que vivem em cidades onde originalmente se forma (cities image by Dancer01 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível