Causas de erupções na pele e coceira sob o peito

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de erupções na pele e coceira sob o peito
Procure um médico se os sintomas de erupção cutânea forem acompanhados de dor ou febre (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O sintoma mais característico de erupções na pele é aquela incômoda sensação de coceira sob o peito. Começa com uma simples coceira e depois, de tanto coçar, vira irritação, podendo causar o surgimento de pequenas bolas vermelhas e aí então provocar a erupção da pele. A maior parte dos casos não passa de umidade acumulada entre as camadas de pele próximas às mamas. No caso das mulheres, a erupção pode ser causada quando a parte inferior dos seios é pressionada por muito tempo contra a pele abaixo dos seios. A maior parte dos casos pode ser resolvido com medidas simples. Mas se os sintomas persistirem, é fundamental procurar auxílio médico.

Outras pessoas estão lendo

Três formas de erupções cutâneas

As erupções cutâneas podem aparecer em três formas diferentes. As generalizadas afetam todo o corpo e costumam ser acompanhadas de sintomas como tosse e febre. As principais causas são infecções como o sarampo ou catapora. Já as erupções alérgicas são provocadas por alergias (muitas vezes de alimentos específicos) ou queimadura solar. As erupções parciais se manifestam em zonas específicas do corpo, como a região peitoral. Podem ser causadas por fungos, umidade ou doenças como a herpes. Esse tipo de erupção costuma ser acompanhada da desconfortável sensação de coceira sob o peito.

Fungos

Quando nossa pele fica exposta a áreas de umidade por muito tempo, fungos podem aparecer. Nesse caso, a região da pele ficará vermelha, provocando uma sensação incômoda de coceira. Algumas medidas simples podem dar conta do problema. Primeiro de tudo, é preciso minimizar a umidade na pele irritada. Colocar um algodão no local ajuda a absorver a umidade. Outra medida é aplicar compressas de água fria, que contribuem para aliviar o desconforto. É importante fazer a higienização no local. Se a coceira for acompanhada por sintomas como dor ou febre, será preciso consultar um médico.

Alergias

Alergias de diversos tipos podem estar relacionadas com o surgimento de manchas vermelhas na região peitoral. Geralmente, nossa pele reage principalmente contra materiais que estão presentes nas roupas que vestimos. Pessoas alérgicas ao poliéster, utilizado na confecção de camisas e roupas de cama, podem ser incomodadas por coceiras em todo o corpo. Outro elemento alérgico muito comum é a borracha. Alergias diversas também podem ser provocadas por conta da ingestão de certos alimentos (como leite, soja, amendoim e alguns frutos do mar), uso de medicamentos específicos e perfumes.

Dermatite atópica

A dermatite é uma doença inflamatória crônica que provoca o aparecimento de lesões e coceiras. As lesões podem ser acompanhadas por inchaço, secreção e pele ressecada. Como não há cura definitiva, as melhores maneiras de controlar a inflamação são: banhos com água morna, aplicação de hidratante logo depois do banho e evitar tecidos sintéticos ou de lã. Em casos mais avançados, são recomendados anti-inflamatórios tópicos, como cremes ou pomadas de corticosteroide e ingestão de anti-histamínicos. A dermatite pode ser desencadeada por uma série de fatores, como exposição a ácaros, contato com fungos ou bactérias, ambientes muitos secos e até estresse emocional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível