Mais
×

As causas de folhas amareladas em azaleias

Atualizado em 17 abril, 2017

As azaleias são arbustos populares ornamentais, e estão disponíveis em centenas de variedades. Elas são plantas versáteis que prosperam em muitas regiões do país, quando plantadas em locais e condições de solo apropriados. Folhas amareladas podem ser um sinal de doença, infestações ou outros problemas. Quando as azaleias se tornam amarelas, é importante identificar a causa e tratar apropriadamente o problemas antes que a planta seja prejudicada irreversivelmente.

As azaleias são arbustos ornamentais populares, e estão disponíveis em centenas de variedades (Azalea image by fabiomarc from Fotolia.com)

Clorose

As azaleias com folhas que transformam a luz verde, amarela e branca com nervuras verdes podem estar sofrendo de clorose. A clorose ocorre quando o pH do solo está muito elevado, deixando as plantas incapazes de absorverem e utilizarem o ferro. Ela pode ser tratada pela adição de quelato de ferro ou enxofre finamente moído no solo.

Ácaros

Quando infestada com ácaros, as folhas da azaleia parecem estar com manchas amarelas. Teias de ácaros podem também aparecer. Borrife a parte inferior das folhas com dimetoato ou acefato por 7 dias até que as aranhas e ácaros não estejam mais visíveis.

Nematoides

As azaleias infestadas com nematoides (Tylenchorhynchus claytoni), pequenos vermes não segmentados, se tornam atrofiadas e as folhas ficam amareladas. Não há tratamento químico que seja eficaz no tratamento deles. As azaleias podem, algumas vezes, serem mantidas vivas com palha, fertilizantes e irrigação apropriada. Já que outras condições que podem aparecer são muito semelhantes a infestações por nematoides, colete uma amostra de solo para análise.

Localização

As azaleias prosperam em solo úmido, bem drenado e sombra parcial. Quando plantadas em solo muito seco ou muito úmido, ou em luz solar total, elas podem murchar e se tornarem amareladas. Os fertilizantes e tratamentos químicos não ajudarão essas plantas em localizações inadequadas. Se possível, transfira a azaleia para um canteiro elevado em um local parcialmente sombreado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article