Causas de fraqueza nas pernas

Escrito por kelly shetsky | Traduzido por lara scheffer
Causas de fraqueza nas pernas

Saiba o que pode causar a fraqueza nas pernas

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

A fraqueza nas pernas pode ser causada por muitas condições e doenças, ela significa que há menos força nos músculos do que deveria. Algumas pessoas podem confundir a fadiga com fraqueza, mas tecnicamente, no mundo da medicina, elas não são a mesma coisa. Pessoas com gripe ou câncer, por exemplo, podem dizer que se sentem fracas referindo-se ao cansaço. A fraqueza nas pernas é um sintoma de lesões, doenças neuromusculares, toxinas e doenças metabólicas.

Outras pessoas estão lendo

Doença de Addison

A doença de Addison é um transtorno hormonal que causa fraqueza muscular, fadiga, perda de peso, escurecimento da pele e baixa pressão sanguínea. Homens e mulheres podem sofrer dessa doença, independentemente da sua idade. Isso ocorre quando suas glândulas adrenais falham e não produzem cortisol e talvez aldosterona o bastante. Os sintomas tendem a começar devagar, além das mudanças físicas citadas acima, pessoas com a doença de Addison também podem ficar irritadas e deprimidas.

Esclerose lateral amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica, mais conhecida como doença de Lou Gehrig, é uma doença neuromotora que progride muito rápido. Não há cura, e ela pode ser fatal. Essa doença atinge os neurônios em seu cérebro, coluna vertebral e tronco cerebral, que controlam os músculos voluntários. Os neurônios motores superiores e inferiores morrem e param de enviar sinais ao seus músculos e isso faz com que os músculos enfraqueçam, atrofiem e se contraiam. Todos os músculos são vulneráveis à esclerose lateral amiotrófica. Os pacientes com essa doença não podem mais mover suas pernas, braços e corpo e, por fim, perdem a habilidade de respirar.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla causa a degeneração dos nervos do sistema nervoso central. Além disso, a mielina, que isola os nervos, desaparece. Isso faz com que os impulsos elétricos junto dos nervos desacelerem, porque estão danificados. Conforme isso continua acontecendo, as funções básicas controladas pelo seu sistema nervoso começam a se deteriorar. Ver, falar, escrever, caminhar e lembrar as coisas começa a ficar difícil. Os primeiros sintomas da esclerose múltipla incluem fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, torpor muscular ou fadiga e problemas de visão.

Doença de Charcot-Marie-Tooth

A doença de Charcot-Marie-Tooth é um transtorno neurológico transmitido geneticamente. Ela foi nomeada em homenagem aos médicos que a descobriram nos anos 1800. Essa doença apresenta várias condições que afetam seus nervos periféricos, que estão fora da coluna cervical e do cérebro, ela afeta os nervos motores e sensoriais. É comum sofrer de fraqueza em seus músculos inferiores das pernas e dos pés e isso pode causar instabilidade ao caminhar ou dificuldade de levantar os pés, junto de quedas frequentes ou tropeções. Os pequenos músculos em seus pés ficam tão pequenos que podem haver deformidades nos dedos ou no peito do pé. A parte inferior das pernas também perde massa muscular, então elas ficam com uma aparência magra. Conforme a doença progride, as mãos podem começar a enfraquecer e os músculos podem atrofiar.

Polimiosite

A polimiosite é uma doença muscular na qual as fibras inflamam. Não se sabe como ela é causada, mas os glóbulos brancos invadem os músculos de repente, especialmente os localizados no torso ou no tronco. Isso causa a fraqueza, que varia entre a remissão e graves pioras. O sintoma mais comum no começo da doença é a fraqueza dos músculos mais próximos do tronco. Eles podem começar a perder a força e atrofiar. Subir escadas, ficar de pé e levantar pode ser muito difícil.

Problemas de coluna

Não é incomum que dores nas pernas ou nos pés seja causada por um problema na coluna inferior. Os nervos nas costas podem estar comprimidos ou pressionados. Isso não necessariamente causa dor nas costas, mas a dor e a fraqueza podem aparecer nas extremidades inferiores. Isso acontece porque os nervos vão até as pernas. A dor na perna e seus sintomas geralmente são chamados de ciática. As descrições comuns dessa dor incluem uma sensação pesada ou fraqueza, que entra em conflito com os movimentos. Você pode sentir como se precisasse arrastar a perna. Elas se movem muito mais devagar do que o de costume, especialmente quando estiver subindo escadas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media