Causas de lábios ressecados e rachados

Escrito por brianne carlon | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de lábios ressecados e rachados
Mulher massageando os lábios (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Lábios rachados são mais do que apenas um obstáculo. Eles podem ser dolorosos, pouco atraentes e sinal de um problema mais sério. Enquanto a maioria das pessoas experimenta lábios ressecados quando o tempo fica frio e ventoso, o que provoca desidratação originando rachaduras e descamação, lábios com rachaduras crônicas (chamadas queilites) podem ser provocados a partir de uma variedade de coisas. De acordo com DERMAdoctor.com, a lista inclui certas dietas, condições, produtos e condições de saúde.

Outras pessoas estão lendo

Produtos

Se você tem uma alergia a um ou mais dos seguintes itens, isso poderia estar causando ou contribuindo para que seus lábios ressequem ou rachem severamente. O propil galato, encontrado no batom, ou fenil salicilato (salol), encontrado em produtos para os lábios, são prováveis ​​infratores. Uma pasta de dente contendo guaiazulene ou lauril sulfato de sódio também pode provocar uma reação. Os corantes vermelhos usados ​​em enxaguantes bucais, cremes dentais e doces são causadores comuns de irritação nos lábios. O mesmo vale para cinamatos, que são utilizados nos doces, pastilhas, balas de goma, higienizantes bucais e pasta de dentes. Se você tomar a medicação Inderal (para pressão arterial) ou Proclorperazina (um antipsicótico, muitas vezes utilizado para tratar a náusea e a vertigem), pode ocorrer uma reação alérgica que pode fazer com que seus lábios tornem-se ressecados ou rachados. Finalmente, se você é alérgico à níquel, deve evitar colocar clipes próximos ou em sua boca e lavar as mãos após o manuseio de qualquer coisa feita do metal.

Causas de lábios ressecados e rachados
Mulher aplicando bálsamo labial (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dieta

Certos alimentos também podem contribuir para o ressecamento dos lábios. Apesar de serem considerados saudáveis, eles podem ser exatamente o oposto para os seus lábios. Figos ou suco de frutas cítricas pode causar uma reação fototóxica. Isto significa que os raios do sol reagirão com os produtos químicos e criarão uma reação alérgica. O cobalto proveniente de suplementos de vitamina B12 pode ser o culpado. O excesso de vitamina A também pode causar a condição. Se você estiver recebendo mais de 25.000 UI por dia, esse é o problema mais provável.

Causas de lábios ressecados e rachados
Fatias de frutas cítricas (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Hábitos

Se você toca clarinete ou saxofone, provavelmente já está ciente de que o contato constante com o cano pode gerar excesso de ressecamento. Além disso, lamber os lábios é um hábito extremamente ruim para pessoas propensas a rachaduras labiais. "Lábios rachados são parte psicológica", diz Alan Rockoff, Ph.D., do Centro de Dermatologia Rockoff em Brookline, Massachusetts, em medhelp.org. "Só pensar nos lábios faz você querer lambê-los".

Causas de lábios ressecados e rachados
Mulher passando a língua sobre os lábios (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tratamento

Tente ter uma cautela extra para não lamber os lábios. Use um protetor labial ou outro tipo de batom para mantê-los hidratados, não a saliva. Para curar a queilite, verifique os produtos que são usados e as vitaminas que você consome. Se suspeitar que podem ser os culpados, pare de usá-los por um tempo e veja se a sua condição melhora. Se não, você pode querer verificar com um médico para descartar quaisquer problemas de saúde que podem estar causando os ressecamentos.

Causas de lábios ressecados e rachados
Mulher com um protetor labial (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

Condições

Se os seus lábios ressecados e rachados não desaparecem com o tratamento, você deve consultar um médico. Pode estar sofrendo de uma doença mais grave, uma vez que existem várias condições clínicas que poderiam causar rachaduras ou fissuras labiais como um efeito colateral. Estas incluem a síndrome de Down, síndrome de Sjogren e hipotireoidismo. Os diabéticos são especialmente propensos a perleche (geralmente devido a uma infecção por fungos). A queilite granulomatosa causaria problemas nos lábios, mas você vai precisar de uma biópsia para o diagnóstico. Alterações pré-cancerosas, conhecidas como queilite actínica, também poderiam causar secura. Finalmente, a apneia do sono e amígdalas ou adenoides dilatadas podem levar à condição, porque o fluxo contínuo de ar ao longo dos lábios provoca a desidratação.

Causas de lábios ressecados e rachados
Retrato de um médico (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível