Saúde

Causas de manchas pretas nas unhas dos pés

Escrito por patricia neill | Traduzido por andressa v. da nobrega
Causas de manchas pretas nas unhas dos pés

Unhas dos pés

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os dedos e unhas frequentemente refletem o estado de saúde geral e podem sinalizar problemas. Manchas pretas nas unhas podem ser causadas por vários problemas diferentes ou também podem não significar nada, mas vale a pena conferir suas unhas e perguntar ao médico da sua família, dermatologista ou podólogo se existem problemas de saúde que requerem tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Ferimentos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A primeira coisa a considerar ao perceber uma unha do pé descolorida são ferimentos. Você deu uma topada ou deixou algo pesado cair sobre a unha? Machucados podem causar o rompimento de capilares sob a unha e o sangramento fará com que a unha pareça escura ou avermelhada. A unha pode inchar e você sentirá dor. Aplicar compressas geladas e tomar analgésicos são a melhor maneira de tratar um dedo machucado.

Dedos de corredores

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Se você gosta de correr e seus tênis são pequenos demais, isso pode machucar as unhas dos pés. A pressão de cada passo durante a corrida comprime a unha até que os tecidos fiquem machucados e os capilares rompidos, levando ao inchaço e unhas roxas. Se a dor for leve, o problema poderá ser ignorado, mas é preciso adquirir tênis e meias adequados.

Fungos

Se estiver com fungos nas unhas, o primeiro sinal pode ser pequenos pontos brancos, um sinal sutil que pode passar facilmente despercebido. Esse tipo de infecção ocorre quando caminha-se descalço em um local úmido, por onde passam várias pessoas, como academias de ginástica ou bordas de piscina. Fungos gostam de um ambiente úmido e quente, como o que é formado pelo seu pé dentro do sapato. Se a infecção progredir sem tratamento, a unha pode ficar espessa e amarelada. Nesse ponto, manchas pretas podem aparecer. Procure o médico se suspeitar que tem fungos nas unhas; isso é especialmente perigoso para diabéticos.

Infecção bacteriana

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Se aparecerem manchas verdes ou pretas em suas unhas, o problema pode ser uma infecção bacteriana ou por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que pode infectar qualquer parte do corpo. Essa bactéria gram-negativa vive normalmente em nosso organismo e não representa um problema a menos que entre na área entre a lâmina ungueal e o leito ungueal, através de uma lesão na pele. Também pode ficar presa entre uma unha artificial ou esmalte e a unha verdadeira. A unha ficará com um odor adocicado. Se suspeitar que isso seja a causa da descoloração de sua unha, procure um dermatologista.

Sinal de alerta de melanoma

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Manchas pretas nas unhas podem ser um sinal de melanoma, uma forma muito perigosa de câncer. Se nenhuma das outras razões mencionadas acima parecerem adequadas, procure um médico imediatamente para ver se você pode se tratar de um melanoma. O diagnóstico precoce é a chave para tratar o melanoma, um dos tipos de câncer que se espalha mais rapidamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media