Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual

Escrito por carrie glossmanz | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Duração normal

Tanto o ciclo quanto o período menstrual variam em duração, dependendo da mulher. Embora os termos sejam usados ​​como sinônimos, eles se referem a eventos diferentes no corpo. Um ciclo menstrual refere-se ao intervalo de tempo entre o início de uma menstruação até o começo de outra, enquanto o período refere-se apenas ao tempo em que uma mulher passa sangrando. Um período menstrual geralmente dura de três a seis dias, enquanto a duração típica do ciclo menstrual dura em média 24 a 37 dias. Não existem dois ciclos menstruais com o mesmo intervalo de tempo, e algumas mulheres os tem muito mais longos, o que significa que elas têm menos períodos por ano. Ao lidar com as mudanças na duração do ciclo menstrual, a mulher deve comparar as alterações para o que é normal no seu corpo. Manter o controle de cada ciclo menstrual por meio de um diário ou calendário pode ajudar a determinar o que é normal para o corpo e ciclo de cada mulher.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Manter o controle de cada ciclo por meio de um calendário pode ajudar a determinar o que é normal para o corpo e para o ciclo de cada mulher (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Estresse

O estresse é uma a maneira de causar alterações no ciclo menstrual. Quando o corpo está sob estresse, ele libera o hormônio cortisol. O cortisol afeta várias áreas do corpo, incluindo o estrogênio, e uma mudança nos níveis de estrogênio altera a duração do ciclo menstrual. O cortisol afeta o estrogênio independentemente da razão do estresse, o que pode incluir fatores ambientais, viagens, preocupações do trabalho, a morte de um ente querido e doenças.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Estresse causa alterações no ciclo menstrual (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Álcool em excesso

Além do álcool ser um fator de estresse para o organismo, o consumo excessivo da substância pode interferir na capacidade do corpo de metabolizar estrogênio e progesterona, o que por sua vez pode alterar a duração do ciclo.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Um consumo excessivo de álcool pode interferir na capacidade do corpo de metabolizar estrogênio e progesterona (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Outros fatores

Embora não seja tecnicamente causada por estresse, o corpo vai responder a certas drogas e medicamentos, álcool, cafeína e outros estimulantes, da mesma forma que responde ao estresse, desencadeando o efeito do cortisol-estrogênio, alterando a duração do ciclo. O mesmo pode ser dito dos transtornos alimentares, perda extrema de peso, excesso de exercício e dieta. Contudo, a má nutrição afeta ainda mais o espaço de tempo do ciclo menstrual, alterando proteínas no cérebro responsáveis por regular os sinais de ovulação.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
O corpo vai responder a certas drogas e medicamentos da mesma forma que responde ao estresse (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Condições médicas

Além de cortisol e estrogênio, uma mulher passando por mudanças na duração do ciclo pode ter outros desequilíbrios hormonais. Os hormônios afetam o desempenho um do outro, e se um nível de hormônio estiver desregulado, pode causar uma reação em cadeia, culminando em alterações no ciclo menstrual. Outras condições médicas relacionadas às mudanças no ciclo incluem a síndrome do ovário policístico, cistos e pólipos uterinos, quimioterapia, parto ou aborto, amamentação e uma mudança no controle da natalidade.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Além de cortisol e estrogênio, outros desequilíbrios hormonais podem mudar o ciclo menstrual (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)

Envelhecimento

Depois dos 30 anos de idade, as mudanças na duração do ciclo menstrual normalmente ocorrem. Mais comumente, ou o ciclo menstrual ou o período menstrual diminuem de duração. No final dos 30 anos e meados dos 40, os estágios iniciais da transição para a menopausa começam, e os espaços entre os ciclos e as regularidades são normalmente alteradas. Estas mudanças naturais no distância entre os ciclo menstruais ocorrem porque os hormônios, principalmente estrógeno e progesterona, mudam no corpo com a idade.

Causas de mudanças na duração do ciclo menstrual
Depois dos 30 anos mudanças no ciclo menstrual ocorrem (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível