×
Loading ...

Causas de um nervo inchado no olho

Atualizado em 20 julho, 2017

O nervo óptico é a conexão do olho com o cérebro e é fundamental para a forma como você processa as imagens. Se ficar inchado, a visão pode ser afetada drasticamente. Embora isso possa ter muitas causas, as mais comuns incluem edema de papila ou aumento da pressão do fluido espinal, inflamação, obstrução dos vasos sanguíneos, infecção e uma massa comprimindo o nervo.

Um oftalmologista pode detetar um inchaço do nervo óptico (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Papiledema

O papiledema descreve o inchaço do nervo óptico devido ao aumento da pressão intracraniana, o que significa que a pressão dentro do crânio está anormalmente elevada. Essa condição pode ser causada por tumor, problema na absorção de fluido espinal ou hipertensão intracraniana idiopática benigna que significa que não é tumor ou outro distúrbio, mas a pressão ainda está alta. É mais comum em mulheres em idade fértil acima do peso. Os principais sintomas de uma edema de papila incluem dores de cabeça, visão embaçada, náuseas, sons pulsantes nos ouvidos e tonturas.

Loading...

Neurite óptica

O inchaço do nervo óptico devido à inflamação é chamada de neurite óptica. Ela pode ser o primeiro sinal de uma doença autoimune, como a esclerose múltipla. Também pode ser causada por certos tipos de infecções, incluindo sarampo, caxumba, catapora, herpes zoster, doença de Lyme, doença da arranhadura do gato, meningite e sífilis. Geralmente, a neurite óptica dá em apenas um olho e pode causar visão embaçada ou perda junto com dor na região.

Neuropatia óptica isquêmica

A neuropatia óptica isquêmica é um nervo óptico inchado causado por danos a uma das artérias. Em pessoas mais jovens, essa condição geralmente começa com a perda indolor da visão em um olho por uma artéria bloqueada. Em indivíduos com mais de 65 anos, deve-se à inflamação de um ramo da artéria carótida, perto da têmpora, que se apresenta com a perda dolorosa da visão. A dor muitas vezes piora ao mastigar alimentos ou escovar o cabelo. A pressão arterial alta, o colesterol elevado e a diabetes aumentam o risco da neuropatia óptica isquêmica.

Inchaço de compressão

Outra causa de inchaço do nervo óptico pode ser um tumor ou uma massa pressionando o nervo óptico. Isso pode acontecer no cérebro, na glândula pituitária ou em outras estruturas da retina. Uma tireoide hiperativa pode também levar à compressão do nervo óptico. Os sintomas incluem dores de cabeça, um olho que pulsa na órbita ou incapacidade de mover os olhos em todas as direções.

Considerações

Como o inchaço do nervo óptico pode ter muitas causas, e muitos estão relacionadas com problemas de saúde sérios ou infecções, é importante visitar um oftalmologista imediatamente, se tiver dor nos olhos ou perda de visão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...