Causas da neutrofilia em cães

Escrito por elizabeth tumbarello | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas da neutrofilia em cães
A simples visita ao veterinário pode desencadear a neutrofilia nos cães (Dogs face image by adrian stones from Fotolia.com)

A neutrofilia é um aumento anormal do tipo mais comum de glóbulos brancos do sangue, os neutrófilos. A neutrofilia não é uma doença por si só, no entanto pode ser um sintoma de um problema muito maior, podendo ser resultante de várias causas diferentes. Tratada a causa subjacente, a neutrofilia geralmente deixa de ser um problema. Testes laboratoriais são necessários para o diagnóstico da neutrofilia e de suas causas subjacentes.

Outras pessoas estão lendo

Formação dos neutrófilos

Os neutrófilos são formados na medula óssea do animal e liberados na corrente sanguínea apenas por um curto período de tempo. Uma vez na corrente sanguínea, eles se movem em direção aos tecidos do corpo. Normalmente, depois de circular no sangue são destruídos no fígado ou no baço, ou então retornam para a medula óssea. Quando parte do corpo se fere ou sofre infecção, os neutrófilos se reúnem na região lesada. O corpo então aumenta a produção de neutrófilos, assim como outros tipos de glóbulos brancos do sangue, para combater os efeitos da lesão.

Neutrofilia fisiológica

A neutrofilia fisiológica é o tipo menos preocupante de neutrofilia. Ocorre mais frequentemente em animais jovens e saudáveis. Pode ocorrer após um período de pânico ou medo extremos, excitação, atividade física ou durante qualquer momento em que o hormônio adrenalina for liberado em excesso na corrente sanguínea. Esse fenômeno é frequentemente observado em exames de sangue. Este tipo de neutrofilia pode ser resultante do simples estresse decorrente da visita ao veterinário. Muitas vezes, o corpo irá voltar ao normal dentro de uma a duas horas após o acontecimento.

Neutrofilia induzida pelo estresse

O estresse psicológico ou físico prolongado, como transporte, lesão traumática, dor intensa ou prolongada, ou mesmo algo mais simples como ficar em um canil, pode causar uma variação mais específica de neutrofilia chamada ''neutrofilia induzida pelo estresse''. Nesse tipo de neutrofilia, outros fatores estarão presentes na extração de sangue, como por exemplo a diminuição de vários outros tipos de glóbulos brancos, incluindo linfócitos, que agem contra doenças, e os eosinófilos, que atuam contra reações alérgicas. Pode-se também observar um aumento na quantidade de monócitos, glóbulos brancos responsáveis por digerir resíduos celulares. A neutrofilia induzida pelo estresse geralmente cessa quando o incidente causador do trauma estiver terminado. Isso pode levar de alguns dias a várias semanas.

Corticoides

O uso de corticoides, como a cortisona, pode fazer com que a medula óssea produza e libere uma quantidade anormal de neutrófilos. O efeito da neutrofilia induzida por corticoides ocorre de quatro a oito horas após a ingestão da droga, e cessa de um a três dias após o fim do tratamento. Podem-se observar efeitos clínicos similares à neutrofilia induzida pelo estresse.

Inflamação e infecção

Inflamações ou infecções agudas ou súbitas, além de morte do tecido lesionado, podem resultar em neutrofilia. A drenagem ou remoção de órgãos, tecidos ou qualquer outra área do corpo afetados também pode causar neutrofilia. A inflamação ou infecção faz com que os tecidos do cão aumentem a demanda por glóbulos brancos, induzindo a medula óssea a liberar mais neutrófilos. Inflamações ou infecções crônicas, como a pioderma, piometra ou até leucemia, vão se manifestar frequentemente como neutrofilia. Seja aguda ou crônica no início, a doença subjacente deve ser curada antes mesmo de a quantidade de glóbulos brancos exceder os níveis normais, para assim a neutrofilia deixar de ser um problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível