Causas para pele seca em cães das raças collie e pastor de shetland

Escrito por suzanna hulmes | Traduzido por marlon campos
Causas para pele seca em cães das raças collie e pastor de shetland
Verifique regularmente a pele do seu collie (rough collie dog portrait image by Janet Wall from Fotolia.com)

Os collies e os shelties (pastor de shetland) possuem pelos caracteristicamente longos, fazendo com que problemas de pele seca fiquem menos aparente do que em outras raças. Dessa forma, os donos desses cães devem verificar seu pelo regularmente, procurando por ressecamentos e escamosidade. Procuro um veterinário sempre que notar algo errado na pele do cachorro, pois diversos problemas de saúde podem deixar a pele do animal seca.

Alergias

As alergias são uma causa comum para o aparecimento de pele seca em collies e shelties. Nesse caso, o cachorro pode estar sofrendo uma reação alérgica a saliva, pulgas, ácaros ou um tipo específico de comida ou shampoo. Cães também, são alérgicos a pólen, mofo, desodorantes e produtos para limpeza de tapetes. Para descobrir exatamente quais são as alergias de seu cachorro, um veterinário pode fazer um exame. Após o teste, o médico poderá receitar um antígeno específico, que poderá ser administrado através de injeções.

Dermatofitose

As dermatofitoses são um tipo de infecção fúngica que pode causar sintomas como pele seca e escamosa. Ela pode provocar também coceiras e queda de pelo. A doença costuma atingir cães mais novos, podendo ser tratada como xampus e pomadas especiais, que podem ser receitadas por um veterinário. Se um cão for diagnosticado com dermatofitose, mantenha-o longe de crianças e outros animais de estimação em sua casa, visto que a doença pode ser transmitida para humanos e animais.

Seborreia

A seborreia é uma doença da pele que pode estar relacionada a outros problemas de saúde. Ela pode causar um desequilíbrio na pele e pelo do cachorro, deixando-os excessivamente secos ou oleosos. Além disso, pode causar também queda de pelo. Um cachorro que esteja sofrendo da doença terá que passar por um exame médico completo para descobrir o que está causando a seborreia, que poderá então ser devidamente tratada.

Sarna

A sarna é causada por uma infestação de ácaros. A doença pode estar relacionada aos ácaros cheyletiella, que podem ocasionar coceira, pele seca e queda de pelo branda, ou então aos aos artrópodes do tipo Sarcoptes, que são mais perigosos e causam desconforto extremo, perda de pelo em excesso, cascas na pele e escamação. Um cachorro sofrendo de sarna sarcóptica irá frequentemente lesionar sua própria pele ao mordê-la devido à irritação. Caso não seja tratada por um veterinário, essa doença pode ser fatal e, além disso, transmitida para humanos em uma forma menos grave.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível