Causas da queda de pelo em Shih Tzus

Escrito por lisa russell | Traduzido por isabel ferreira
Causas da queda de pelo em Shih Tzus
Shih Tzu (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um Shih Tzu, como qualquer outro animal de raça pura, tem tendências específicas da raça em relação a certas doenças e enfermidades. Se seu shih tzu está perdendo pelo, isso pode ser causado pela higiene inadequada ou perda normal do pelo do cachorro, que ocorre em torno de oito meses de idade. Isso também pode indicar uma doença na tireoide, pulga ou uma pele seca. Prevenir as condições que podem causar a perda de pelo pode ser muito menos estressante do que tentar resolver o problema. Saber os sinais de hipertireoidismo pode ajudar o dono do shih tzu a saber quando é importante visitar um veterinário.

Identificação

Se seu shih tzu está perdendo pelo, pense em outros sintomas e nas condições possíveis antes de gastar dinheiro com um veterinário. Com cerca de oito meses de idade, você pode esperar que seu shih tzu perca pelo, pois ele perde o pelo de filhote para um pelo adulto. Finalmente, hábitos de higiene errados podem causar perda de pelo também.

Considerações

Os hipertireoidismo nos shih tzus pode ser identificado por letargia, ganho de peso repentino, perda de músculos, inatividade e perda de pelo. Relacionados à tireoide, os pelos caem em pedaços ou quando o animal se levanta, o que é raro. Medicação pode tratar completamente o hipertireoidismo em shih tzus e na maioria dos animais.

Prevenção/Solução

Usar xampus ásperos e não lavar o animal completamente são as duas maiores razões para a perda de pelo nos adultos saudáveis. Os cuidadores recomendam aplicar um xampu de filhote na pele molhada. Não é recomendado esfregar o xampu no couro cabeludo do cachorro; seus óleos naturais devem permanecer intactos para manter o couro cabeludo saudável e prevenir o ressecamento, a coceira e, consequentemente, a queda de pelo.

Higiene

Os cuidadores de shih tzu recomendam escovar o animal diariamente para evitar emaranhados e embaraçados. Pelos embaraçados podem prender no couro cabeludo e causar a quebra. A higiene diária também permite que os donos resolvam os problemas de pulgas. Pegar as pulgas antes que elas infestem o animal todo é a melhor maneira de reduzir as chances do animal sofrer dor, irritação e perda de pelo.

Cuidado

Se a perca de pelo do seu shih tzu é acompanhada de outros sinais de hipertireoidismo, como letargia (lerdeza) e ganho de peso, ou não pode ser atribuída à falhas de higiene, pele seca ou pulgas, visite seu veterinário. O hipertireoidismo é comum em shih tzus e pode ser tratado. Se não for tratado, o cão pode morrer.