Causas de sensações de formigamento e de queimação em pernas e braços

Escrito por viktoria carrella | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de sensações de formigamento e de queimação em pernas e braços
Às vezes, pelo simples fato de nos sentarmos erroneamente por um longo período, temos sensação de formigamento nas pernas (Pixland/Pixland/Getty Images)

Há uma grande variedade de razões pelas quais uma pessoa pode ter sensações de formigamento e de queimação nos braços e pernas. As causas mais comuns de parestesias (sensações na pele) são diabetes, neuropatia periférica, esclerose múltipla, problemas de ciática e fibromialgia. Sensações de formigamento e de queimação nas pernas e nos braços também podem ser causadas por problemas de circulação que podem ser temporários e causado simplesmente por sentar-se com má postura, sobre um pé ou dormir sobre um braço. A sensação de "alfinetes e agulhas" da parestesia pode ser irritante em suas formas mais leves e angustiante em suas formas mais avançadas.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes

De acordo com o Medline Plus, um dos sintomas mais comuns da diabetes é a dormência, formigamento e queimação nas pernas e nos pés. Isso muitas vezes ocorre como resultado de açúcar alto no sangue e os consequentes danos dos nervos. Para os indivíduos que não prestam atenção a esse grave sintoma, os resultados podem ser devastadores. Com o avanço da condição, perde-se a sensibilidade nas extremidades, de modo que pode se tornar difícil para essas pessoas com diabetes perceberem que têm um machucado em seu pé ou nos dedos. Isto faz com que seja mais provável que elas percam membros, como resultado da diabetes.

Esclerose Múltipla

Outra condição que pode resultar em sensações de formigamento e queimação nas pernas e nos pés é esclerose múltipla, de acordo com o Medline Plus. Para os indivíduos que não tiveram a condição por muito tempo, um dos primeiros sintomas que mostram que a EM está presente são essas sensações de alfinetes e agulhas. Assim, muitos médicos aconselham que experiências repetidas de desconforto nas pernas e nos braços não devem ser ignoradas, especialmente se acompanhadas por outros sintomas como problemas de equilíbrio ou problemas com a fala.

Ciática

O nervo ciático conecta-se à parte inferior da coluna vertebral. Muitos problemas nas costas são muitas vezes o resultado de dano ao nervo ciático e isso pode resultar em dormência, formigamento e sensação de queimação nas extremidades inferiores, de acordo com a Medline Plus. Muitas pessoas inicialmente acreditam ter ferido seus quadris quando, na realidade, seu nervo ciático é que foi ferido ou está inflamado. A dor ciática normalmente irradia para uma ou ambas as pernas e pode chegar até os pés.

Fibromialgia

Fibromialgia é uma condição em que os nervos estão altamente inflamados e sensíveis. Pesquisas recentes sugerem que indivíduos com esta condição são hipersensíveis à dor do nervo, devido a um excesso na quantidade do produto químico neurológico que sinaliza ao cérebro que o corpo está sentindo dor. Uma forma de dor comum para pacientes com fibromialgia é a queimação e o formigamento nos braços e nas pernas, de acordo com a WebMD.

Problemas circulatórios

Outra fonte de formigamento e queimação nas pernas e nos braços pode ser problema de circulação. Se pés, mãos, pernas ou braços forem pressionados de maneira a não permitirem que o sangue circule livremente para as extremidades, é possível sentir queimação e formigamento desses membros. Uma vez que a pressão é retirada, o sangue lentamente retorna ao membro em questão e o desconforto é sentido por alguns minutos até que o sangue retorne.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível