Causas de um uso alto do CPU

Escrito por jason artman | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de um uso alto do CPU
Muitos processadores modernos funcionam a uma velocidade de 2 GHz ou mais (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quando o seu computador estiver mais lento do que o normal, você pode abrir o gerenciador de tarefas do Windows para buscar a causa do aumento no uso da CPU. Geralmente, isto é causado por algo inócuo como um processo de fundo do sistema operacional. No entanto, em alguns casos pode indicar um problema mais sério.

Outras pessoas estão lendo

Programas de fundo

Se você tem vários programas funcionando em segundo plano -- especialmente num computador velho ou mais lento -- você pode sofrer momentos de uso alto da CPU enquanto estes programas estão ativos. Por exemplo, muitos programas contém componentes que buscam e baixam atualizações da internet automaticamente. Software de compartilhamento de arquivos também pode causar um uso alto da CPU ao baixar e subir dados.

Software malicioso

Um software malicioso pode causar um comportamento anormal no computador. Alguns programas deste tipo podem usar a conexão à internet do computador para buscar outros computadores para infectar online, ou alterar arquivos no computador anfitrião. Use sempre um programa antivírus confiável para reduzir a possibilidade de que um vírus infecte seu computador.

Plugins do navegador

Alguns plugins do navegador podem aumentar o uso da CPU enquanto estão ativos. Isto é particularmente aplicável ao plugin do Adobe Flash Player usado por muitos sites de streaming de vídeo. Embora muitos computadores possam reproduzir um vídeo de definição normal no navegador sem dificuldades, você pode perceber um uso alto da CPU enquanto se reproduz conteúdo de alta definição ou há muitas janelas do reprodutor abertas ao mesmo tempo.

Programa travado

Um programa pode originar um uso alto da CPU se ele se tornar instável e começar a travar. Em muitos casos, o Windows consegue detectar um programa instável e perguntará se você quer fechá-lo. Se isto não acontecer, você pode muitas vezes resolver o problema finalizando o programa por meio do gerenciador de tarefas. Salve seu trabalho aberto, se possível, antes de fazer isto.

Processo do Windows

O Windows possui alguns processos de fundo que podem executar-se periodicamente enquanto você usa o computador. Por exemplo, o serviço de indexação busca novos arquivos no disco rígido e os adiciona a um índice para buscas mais rápidas. Você também pode ter o Windows configurado para baixar atualizações do site da Microsoft automaticamente. Estes serviços podem causar aumentos temporários no uso da CPU que geralmente são resolvidos em segundos ou minutos. Se você não configurou o Windows para atualizar-se automaticamente, execute o aplicativo Windows Update periodicamente e baixe atualizações que resolvem problemas de Windows que podem originar o uso alto da CPU.

Calor da CPU

Muitos processadores têm a habilidade de baixar a velocidade quando estão perto do sobreaquecimento. Se a CPU do seu computador estiver funcionando em um estado "acelerado", os programas consumirão muitos mais recursos. Certifique-se de que o ventilador do seu computador funcione corretamente, e que os respiradouros dos ventiladores não estejam bloqueados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível