Causas de vermelhidão, dor e protuberâncias no couro cabeludo

Escrito por skyler white | Traduzido por noeli p. rubio
Causas de vermelhidão, dor e protuberâncias no couro cabeludo

As protuberâncias no couro cabeludo podem sinalizar vários problemas

ayurvedic oil massage of the scalp image by NiDerLander from Fotolia.com

Os inchaços e a dor podem sugir no couro cabeludo por várias razões. Doenças de pele, infecções e irritação podem causar a inflamação do folículo capilar, o que gera protuberâncias parecidas com espinhas ou erupções cutâneas, e inclusive perda de cabelo em algumas áreas. Compreender as possíveis causas de sua ocorrência pode ajudar a orientar o tratamento. Algumas condições podem requerer atenção médica imediata. Se persistirem os sintomas e a dor se tornar incômoda, entre em contato com um médico para obter avaliação e tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Tinea Capitis

A tinea capitits causa protuberâncias redondas, vermelhas e escamosas na superfície do couro cabeludo. Isto se deve ao fungo tinea, que infecta a pele e se desenvolve rapidamente se não for controlado adequadamente. As protuberâncias são geralmente dolorosas, estão acompanhadas de intensa coceira e podem conter pus, de acordo com MedlinePlus. As micoses do couro cabeludo requerem medicação antifúngica prescrita por um médico. Vários tratamentos são frequentes no combate ao problema.

Foliculite

A foliculite é a inflamação de um ou vários folículos pilosos em qualquer parte da pele, segundo MedlinePlus. Ela se inicia quando o folículo é danificado devido a uma irritação exterior dos folículos obstruídos. Geralmente a área se torna vermelha e inchada como se fosse uma espinha e apresenta dor e coceira. A foliculite decalvante é uma condição que afeta só o couro cabeludo e leva à cicatrização da zona afetada, onde o cabelo não volta a crescer. O Staphylococcus aureaus é a bactéria responsável pelo problema e combatê-la requer vários tratamentos com antibióticos, de acordo com a Associação Médica de Singapura (Singapore Medical Association, em inglês).

Psoríase do couro cabeludo

De acordo com MayoClinic.com, áreas da pele avermelhadas e cheias de protuberâncias, associadas a dor, que se estendem além da linha dos cabelos são indicações de psoríase do couro cabeludo. Os sintomas são similares aos da dermatite seborreica do couro cabeludo, que não provoca dor, mas apenas coceira e inchaços que permanecem limitados ao limite dos cabelos. Esta condição pode variar de leve a grave, com placas grosas e crostas, acompanhadas dos sintomas básicos. A Fundação Nacional de Psoríase (National Psoriasis Foundation, em inglês) dos Estados Unidos aponta que esta doença pode se tornar, com o tempo, menos sensível aos medicamentos. Portanto, a rotação e a combinação de tratamentos ajudam na luta contra esta doença. Produtos com alcatrão e ácido salicílico ajudam a tratar casos brandos, enquanto tratamentos tópicos ou orais requerem avaliação de um profissional de saúde.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media