Mais
×

Como fazer um cavalo girar

Atualizado em 20 julho, 2017

Girar um cavalo significa fazê-lo dar uma volta em círculo enquanto o cavaleiro está na sela. O cavalo usa suas patas da frente para se mover em uma circunferência enquanto gira em torno das patas traseiras, que se movem em um círculo menor. Um giro, também chamado de volta, é uma manobra tipicamente usada em competições. Em disciplinas inglesas, porém, isso é chamado "girar sobre as ancas". É útil para cavaleiros de todas as disciplinas, porém, aprender essa técnica, pois ela fornece controle sobre o cavalo.

Instruções

Ensinar um cavalo a girar requer paciência e um treino consistente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Coloque a corda em linha reta no chão.

  2. Monte o cavalo e cavalgue lentamente pelo lado direito da corda com as rédeas soltas. Certifique-se de que o cavalo esteja posicionado em linha reta, usando a corda como guia.

  3. Aplique uma pequena pressão para a esquerda com a rédea para fazer o cavalo virar sua cabeça suavemente para a esquerda. A pressão deve ser baixa e não deve fazer com que o cavalo vire para a esquerda. Confira se a cabeça vira cerca de 7,5 cm para a esquerda.

  4. Mantenha o cavalo se movendo uniformemente para frente usando pressão nas pernas. O movimento para a frente é crucial para realizar essa manobra corretamente. Mantenha o cavalo concentrado em se movendo para a frente e "pensando para a frente", mesmo quando ele estiver rodando durante o giro. Continue usando pressão nas pernas nos passos seguintes para impulsionar o cavalo para a frente. Se o animal parar quando as rédeas forem pegas, use mais pressão nas pernas para ganhar movimento frontal e use menos pressão nas rédeas.

  5. Concentre os olhos no ombro esquerdo do cavalo.

  6. Erga a rédea direita e segure-a na distância do braço enquanto mantém pressão na rédea esquerda para manter a cabeça do cavalo inclinada para a esquerda. Peça ao cavalo para virar para a direita puxando a rédea direita. Continue concentrado no ombro esquerdo do animal e aplique pressão de perna para continuar o movimento para a frente. Manter a cabeça do cavalo inclinada para a esquerda facilita para que o animal gire para a direita.

  7. Assim que você sentir que o cavalo está começando a ir para a direita, solte a pressão da rédea direita. A soltura da pressão recompensa o animal e diz a ele que ele fez o que devia.

  8. Continue mantendo o cavalo andando enquanto aplica essa pressão. Use as pernas para impulsionar o animal para frente, mas use as rédeas apenas para instruir o cavalo a virar para a direita.

  9. Pratique os passos anteriores até o cavalo dar o passo para a direita sem resistência. Enquanto pratica, preste atenção na posição do casco dianteiro direito do cavalo quando ele dá o passo para a direita. Imagine um relógio em torno do casco; quando ele der o passo para a direita, preste atenção no número em que ele pisa no relógio imaginário. Continue repetindo esse exercício até o cavalo consistentemente pisar no mesmo lugar. Esse passo ensina ao cavaleiro como manobrar as rédeas para dizer ao cavalo para pisar em um lugar definido.

  10. Continue praticando os passos anteriores até o cavalo colocar seu casco dianteiro direito onde o quatro estaria no relógio imaginário e completar um giro de um quarto.

  11. Ande com o cavalo em linha reta por uns dez passos após cada giro de um quarto para soltar a pressão aplicada durante o treino.

  12. Repita esse padrão até o cavalo responder rápida e facilmente, completando o giro de um quarto sem resistência.

  13. Complete um giro de um quarto e continue a pedir ao cavalo para girar mais um quarto, completando um giro de 180 graus.

  14. Continue praticando o padrão até conseguir um giro de 360 graus.

Dicas

  • Ensinar um cavalo a girar, normalmente, leva diversas sessões de treino; a paciência é a chave do sucesso em qualquer treinamento com cavalos. Antes de cada sessão de treino, faça exercícios de aquecimento para relaxar o cavalo e prepará-lo para atender às suas sugestões. Estes incluem andar, trotar e galopar em cadências diferentes na arena, assim como virar para a esquerda e para a direita. É necessário flexibilidade para fazer essa manobra.

Aviso

  • Quando ensinar o cavalo a girar, use apenas pressão das pernas para fazer o cavalo mover-se para a frente ou para aumentar a velocidade do giro. Uma vez que a manobra de giro for dominada, sugira ao cavalo girar para a esquerda ou para a direita aplicando pressão apenas com a perna direita ou esquerda.

O que você precisa

  • 5 metros de corda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article