Mais
×

Como fazer um cavalo de papel machê

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer uma estátua de cavalo com papel machê não é um grande desafio, mas fazer um cavalo sem estruturas de apoio pode ser difícil. Se a sua estátua for a de um Clydesdale, os cascos provavelmente serão grandes o suficiente para apoiá-lo. Criar uma estátua de cavalo em um estande feito de feno de papel machê ajudará a apoiar o torso pesado para que você não precise se preocupar em deixar as pernas muito grossas. Primeiro, decida qual tipo de cavalo deseja fazer e procure uma imagem para poder criá-lo na proporção correta.

Instruções

Faça um estande de grama ou feno com papel machê para ajudar a apoiar as pernas longas e frágeis da estátua de cavalo (Pferd image by juergen2008 from Fotolia.com)
  1. Faça um rascunho de uma imagem completa do cavalo do mesmo tamanho da estátua que você deseja fazer. Trace a imagem em uma cartolina e corte-a com um estilete de artesanato. Os seus pedaços de cartolina devem ser como um quebra-cabeças, o pescoço e a cabeça serão uma peça, e o torso, uma peça. Essas peças serão usadas para moldar a sua estátua.

  2. Prepare papel machê misturando duas xícaras de farinha com uma xícara de água. Adicione uma colher de sopa de sal em cada leva que você fizer. Essa é uma receita que não precisa ir ao fogo e que você pode guardar em uma tigela coberta, se necessário. Rasgue tiras de jornal de 5 cm de largura.

  3. Crie o torso primeiro para que ele tenha tempo de secar antes de prendê-lo às pernas. Prenda pedaços de jornal no seu torso de cartolina para engordá-lo do jeito que um cavalo real pareceria. Molhe as tiras de jornal na pasta de papel machê e prenda uma camada sobre todo o torso. Deixe secar bem.

  4. Cole jornal amassado no pescoço e na cabeça de cartolina do cavalo para preenchê-los. Adicione uma camada de papel machê à peça do pescoço e da cabeça e separe-a para secar antes de prendê-la ao corpo. Crie orelhas prendendo dois triângulos de cartolina na cabeça do cavalo.

  5. Prenda as pernas traseiras no torso seco. Prenda papel amassado para engordar a área do quadril. Prenda as pernas dianteiras no torso. Aplique outra camada de papel machê em todas as pernas e no torso para cobrir as fitas adesivas. Separe e deixe secar antes de colar a peça da cabeça e pescoço.

  6. Deixe as peças do torso, pernas e cabeça/pescoço secarem durante a noite. Isso é importante, pois as peças serão muito pesadas quando estiverem molhadas.

  7. Crie um estande para o seu cavalo usando um pedaço de cartolina. Coloque o torso com as pernas coladas para ver onde os cascos ficarão e traceje a área. Crie feno ou grama usando o papel machê cortado em tiras finas ao redor de onde os cascos serão colocados. Separe o estande e deixe-o secar.

  8. Coloque o torso no estande papel machê e cole-o no lugar. Coloque uma camada de papel machê sobre os cascos e sobre a grama que você já criou.

  9. Cole a peça da cabeça e pescoço no torso do cavalo e aplique outra camada de papel machê sobre todo o cavalo para cobrir a fita.

  10. Crie uma crina com finas tiras de papel machê enroladas. Crie uma calda colocando um limpador de cachimbo no quadril e cobrindo-o com fitas enroladas de papel machê.

  11. Pinte a estátua de cavalo de papel machê quando estiver bem seca e use tintas acrílicas. Você pode pintar o cavalo de uma cor só ou fazer cores contrastantes entre a cauda e o resto. Pinte os olhos, nariz e boca do cavalo.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Estilete de artesanato
  • Fita adesiva
  • Jornal
  • Limpador de cachimbo
  • Farinha
  • Sal
  • Tinta acrílica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article