Mais
×

Como fazer um Cavalo de Troia de argila

Atualizado em 21 março, 2017

O Cavalo de Troia originou-se na antiga guerra grega de Troia. A lenda diz que Odisseu e Atena fizeram um cavalo de madeira para abrigar soldados gregos. O cavalo foi dado de presente a Troia, como sinal de reconhecimento da vitória sobre a Grécia e para trazer sorte à cidade. Os soldados aguardaram pacientemente no interior do cavalo até tarde da noite, quando se soltaram e destruíram a maior parte da cidade, garantindo a vitória dos gregos. Fazer o Cavalo de Troia pode ser um projeto escolar ou uma forma divertida de passar o tempo.

Instruções

O Cavalo de Troia foi o ponto chave da guerra entre gregos e troianos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Use o rolo para achatar a argila sobre uma mesa ou outra superfície lisa e dura.

  2. Corte um pedaço de argila de 12 cm x 12 cm para fazer a parte do meio do Cavalo de Troia. Deixe o resto da argila de lado.

  3. Faça uma caixa sem tampa com a argila, puxando os quatro lados para cima.

  4. Meça a abertura da caixa.

  5. Corte um pedaço de argila de cerca de 6 mm de espessura, com o comprimento e a largura cerca de 6 mm maior do que a abertura da caixa. Deixe-o de lado.

  6. Use o rolo novamente para esticar a argila restante e, usando um palito de dente ou faca pequena, recorte uma cabeça de cavalo de cerca de 7,5 cm de altura. Se for muito difícil para você fazê-la à mão livre, coloque um estêncil com o tamanho apropriado sobre a argila e corte de acordo com ele. A cabeça do cavalo deve ter cerca de 1 cm de espessura, para que fique em pé corretamente.

  7. Una a cabeça do cavalo à parte da frente da caixa, moldando-os juntos. Pode ser mais fácil achatar a parte da cabeça do cavalo que encostará na caixa, para que encaixe melhor.

  8. Molde quatro patas para que o cavalo se apoie sobre elas. Devem ter cerca de 2,5 cm de espessura e ser capazes de apoiar sua caixa. Molde-as sob a caixa, uma em cada canto. Ajuste-as até que fiquem em pé por conta própria.

  9. Coloque o Cavalo de Troia sobre uma assadeira para biscoitos e coloque o quadrado que ficará na parte de cima da caixa perto do cavalo, mas sem uni-los.

  10. Asse até que o Cavalo de Troia endureça.

  11. Coloque o pequeno quadrado sobre a caixa, para fechá-la.

  12. Pinte com tinta acrílica, conforme for desejado.

O que você precisa

  • Argila para modelar
  • Palito de dente ou faca pequena
  • Rolo
  • Fita métrica ou régua
  • Estêncil de cabeça de cavalo
  • Assadeira para biscoitos
  • Tinta acrílica
  • Pincéis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article