×
Loading ...

Como cavar um poço de água à mão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cavar um poço de água com a mão é fisicamente exigente e perigoso, mas se você acredita que a água está a menos de 6 metros da superfície e o solo não é propenso a deslizamentos, a escavação à mão é uma alternativa de baixo custo, mas de trabalho intensivo, diferente da contratação de uma plataforma de perfuração.

Poços rasos podem facilmente se contaminar com água poluída da superfície se eles estiverem em áreas de pedras. Você pode usar concreto pré-moldado começando quase do fundo e estendendo acima do solo para minimizar o risco de contaminação.

Se você é inexperiente, consulte com alguém que esteja bem informados sobre o seu tipo particular de solo antes de tentar cavar um poço.

Instruções

Cavar um poço à mão é um trabalho perigoso, mas barato para criar uma fonte de água (well image by Amjad Shihab from Fotolia.com)
  1. Aplaine a circunferência da cavidade. Um poço estreito significa que você vai precisar remover menos sujeira, mas você também vai ter menos espaço para trabalhar; um diâmetro de 1,2 a 1,8 m é recomendado. Marque a circunferência. Cave com uma pá, use uma enxada para cortar o solo duro e raízes e uma vara de escavação ou pé de cabra para quebrar e retirar rochas. Coloque a sujeira em um balde para jogar fora do poço. Entre e saia do poço com uma escada.

    Loading...
  2. Instale contenção de venezianas de aço modernas para reforçar o poço, enquanto você está cavando se houver algum perigo de deslizamento do solo. Apenas um poço raso num solo muito sólido é razoavelmente seguro para escavar sem contenção adequada. Consulte com especialistas locais que estão familiarizados com o seu solo para se aconselhar sobre o perigo de deslizamento e a força do reforço que você precisa.

  3. Erga um tripé resistente acima do buraco do poço quando você não puder mais jogar a sujeira para fora com a mão. Pendure uma roldana no topo do tripé. Passe uma corda forte ou cabo sobre a polia e anexe a um balde. Abaixe o balde para o fundo do poço e preencha-o com a terra, enquanto você está cavando. Quando estiver cheio, tenha um ajudante para puxar o balde para cima, despejá-lo em um carrinho de mão e levar embora. Abaixe o balde e repita o processo.

  4. Continue cavando até que a água comece a infiltrar no poço, contanto que você possa continuar com segurança.

  5. Instale o revestimento final. Você pode usar anéis pré-moldados de concreto, blocos de concreto ou tijolos que você pode montar manualmente, ou você pode derramar revestimento de concreto em uma forma temporária de madeira. O objetivo é de deixar um pequeno espaço aberto na parte inferior, onde a água possa infiltrar do subsolo, enquanto a veda ao redor do poço com um revestimento impermeável a pelo menos 30 cm da superfície, para evitar que a água da superfície caia no poço e contamine-o.

Loading...

Aviso

  • Cavar um poço à mão é extremamente perigoso por causa do risco de deslizamento de terra, queda de objetos, súbito fluxo de água, qualidade do ar e inúmeros outros perigos. Você só deve fazer isso após uma consulta com pessoas experientes que estejam familiarizados com escavação de poços em seu determinado tipo de solo e que podem mostrar-lhe a melhor maneira de minimizar os riscos. Use um capacete e erga uma barreira ao redor do poço para evitar que pessoas sem supervisão se aproximem.

O que você precisa

  • Enxadão
  • Vara de escavação
  • Tripé e polia
  • Balde
  • Escada
  • Contenção

Referências

Loading ...
Loading ...