Como salvar um alecrim que está morrendo

O alecrim tem folhas verdes

Mom's rosemary image by Tasha from Fotolia.com

O alecrim tem fama entre os jardineiros de ser exigente, mudando de planta saudável para murcha e marrom no dia seguinte. Para salvar uma planta que está morrendo ou proteger a saudável, você precisará encontrar o equilíbrio nas regas entre a quantidade de água suficiente e o excesso, enquanto fornece luz e abrigo do vento.

Step 1

Verifique as condições de desenvolvimento do seu alecrim. Para salvá-lo você deve levar em conta todos os fatores. Deve haver muitas razões para sua planta estar morrendo. Quanta luz ela recebe no local onde está? Está exposta ao vento? Você notou alguma praga, mofo ou crescimento incomum na planta ou no solo? As folhas estão tornando-se marrom?

Step 2

Coloque seu alecrim onde receba luz direta. o ideal é que seja por pelo menos quatro horas ao dia. Ele não adapta-se bem à sombra ou luz parcial. Se não estiver recebendo iluminação adequada, mudar sua planta de lugar pode salvá-la.

Step 3

Diminua a quantidade de água e a frequência das regas se as folhas do seu alecrim estiverem ficando marrons. Ele gosta de ser regado, mas o excesso pode causar escurecimento das folhas. Sua planta pode estar em um vaso que tenha pouca drenagem e isso pode causar podridão nas raízes, o que irá matá-la. Não umedeça as folhas, já que isso pode causar doenças.

Step 4

Retire o alecrim do vaso e replante-o se observar mofo no solo, pequenos insetos e outros sinais de praga. Quando removê-lo, aperte as raízes com as mãos com as mãos para remover qualquer solo velho que esteja entre elas. Se elas estiverem escurecidas e moles, sua planta está com podridão de raiz. Para salvá-la, corte as raízes com a tesoura até sumirem as partes podres. Então, replante seu alecrim em um vaso limpo usando solo fresco.

Step 5

Verifique a circulação de ar perto da sua planta. Se ela estiver em local muito arejado precisa de proteção contra o vento, a circulação inadequada pode atrair pragas, fungos e bactérias. Às vezes o aumento da circulação (combinada com mais iluminação e solo melhor) pode devolver a saúde ao seu alecrim.

Step 6

Corte as partes doentes das plantas. Se sua planta for grande, você pode podá-la para encorajar o brotamento. Mantenha estacas saudáveis em um copo com água e plante assim que desenvolverem raízes. Dessa forma, você terá uma reserva de mudas, caso não consiga salvar seu alecrim.

Step 7

Leve seu alecrim à uma floricultura, jardim botânico ou programa de horticultura se nenhuma dessas instruções ajudar a salvá-lo. Sua planta pode ter uma doença bacteriana ou fúngica e alguém destes lugares pode aconselhá-lo como tratar seu alecrim.

eHow Brasil
×