Cefalexina para infecções dermatológicas caninas

Escrito por katina blue | Traduzido por paula belchior
Cefalexina para infecções dermatológicas caninas
Infecções dermatológicas caninas podem ser eficazmente tratadas (lead dogs image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Os cães podem experimentar uma série de infecções dermatológicas, incluindo dermatite e sarna. Essas infecções produzem coceira excessiva, danos na pele e dor ou desconforto geral se não forem tratadas. Se o seu cão sofre de uma infecção dermatológica, a Cefalexina, um antibiótico, pode curar a infecção e aliviar os sintomas. Esse é um medicamento que exige prescrição, e só pode ser obtido através de um veterinário.

Descrição

A Cefalexina é um antibiótico que é semelhante à Penicilina, mas ele proporciona uma gama maior de defesa contra as bactérias do que o segundo. Ele previne contra as bactérias através da formação de uma parede celular protetora, assim, inevitavelmente, causando a sua morte. Esse medicamento está disponível em forma de comprimido, e como uma suspensão oral. Também é utilizado em cães para o tratamento de uma variedade de infecções incluindo infecções ósseas, infecções urinárias e infecções da pele.

Aprovação

A Cefalexina é vulgarmente utilizada para o ser humano, mas não é aprovada pelas autoridades americanas para animais. Embora não seja oficialmente aceita como um tratamento para os bichos, os veterinários são autorizados a prescrevê-la legalmente como uma droga de prescrição estendida. Esse termo descreve o medicamento que é utilizado da seguinte maneira: quando um veterinário utiliza um fármaco que está aprovado apenas para os seres humanos em animais, quando um fármaco que é especificado para uma doença é usado para outra condição, ou quando um medicamento que é aprovado para uso em uma espécie animal é utilizado em outras espécies. Os veterinários ganharam o direito de indicar medicamentos de prescrição estendida com o Animal Medicinal Drug Use Clarification Act, que começou em dezembro de 1996.

Efetividade

As bactérias são uma das principais causas de infecções dermatológicas em cães. A Cefalexina é popular porque é tão eficaz na luta contra as bactérias. É muito útil no tratamento de infecções da pele comuns, menos complicadas, tais como infecções estafilocócicas. Não é eficaz no tratamento de infecções da pele que sejam causadas por vírus, fungos, parasitas, ou ácaros.

Efeitos colaterais

Quando prescrita por um médico veterinário, a Cefalexina não é geralmente prejudicial, mas podem causar efeitos colaterais em alguns cães. Se o seu cão já é sensível a outros antibióticos, como a Penicilina, a Amoxicilina ou a Ampicilina, então ele pode também ser sensíveis a Cefalexina. O efeito colateral mais comum é o vômito, o que pode ocorrer imediatamente após a administração. Além disso, alguns cães desenvolvem diarreia depois de receber o medicamento.

Dosagem

A dose apropriada de Cefalexina para cães é de 10 mg a 15 mg por 2,5 kg. É administrado por via oral a cada oito a 12 horas. Contate o seu médico se o seu animal de estimação desenvolver qualquer reação. Tal como acontece com todos os antibióticos, toda a prescrição deve ser concluída conforme indicado pelo seu médico para que uma recaída da infecção de pele não ocorra.