Mais
×

Como fazer um cenário de fundo com um pano

Atualizado em 17 abril, 2017

Com a cada vez melhor qualidade e disponibilidade de câmeras digitais pessoais que produzem resultados incríveis nas fotos, tirar uma foto com qualidade profissional em casa está cada vez mais fácil. Mas, para fazê-las parecidas com as tiradas em estúdios, você precisará de alguns itens especiais, como adereços e cenários. Crie um cenário com aparência profissional com pouco dinheiro usando um pano comum ou de lona com um pouco de tinta e tire retratos lindos do seus entes queridos com um custo bem menor do que um fotógrafo cobraria.

Instruções

Crie cenários como os profissionais em casa (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Lave e seque o tecido para suavizar seu material rígido e para remover os vincos ou rugas.

  2. Determine qual ponta do pano será a parte superior e desenhe uma linha reta atravessando o pano usando uma caneta de tecido e uma régua, 10 cm abaixo da borda superior.

  3. Coloque uma tira de fita adesiva para tecidos ao longo da linha que você desenhou e dobre a borda do pano para baixo na fita.

  4. Passe o ferro sobre a borda dobrada, ao longo da fita coberta, para colar o tecido. Isso criará uma aba, através da qual será passado um varão de cortina.

  5. Misture o corante de tecido e a água quente em um balde de acordo com as instruções da embalagem e umedeça o pano com um pouco de água.

  6. Coloque as luvas de borracha e mergulhe o pano no balde, agitando o pano com as mãos ou com um misturador de madeira para garantir uma cobertura uniforme, seguindo as instruções dos corantes. Ao terminar, lave o pano na água quente e, depois, na água fria.

  7. Deixe o pano secar completamente em um varal antes de usá-lo.

Dicas

  • Faça o tingimento ao ar livre para evitar machas caso haja respingos ou derramamentos. Repita o processo de tintura para cores mais fortes ou para saturar áreas mais claras para uma cobertura uniforme. Enrole e amarre uma parte do pano com um fio antes de tingi-lo; isso lhe dará uma textura. Coloque o pano sobre uma superfície plana, mergulhe esponjas de cozinha em diferentes cores de tinta de tecido e pressione-as em movimentos rápidos no pano. Ao invés de criar uma aba para passar um varão, pendure-o sobre um varão de cortina ou na parede com alfinetes, para uma instalação temporária.

Aviso

  • Não ingira corante. Não deixe que o corante entre em contato com a sua pele, móveis ou vestuário para não os manchar. Nunca deixe um ferro de passar depois de usá-lo ou enquanto estiver quente. Supervisione as crianças durante a execução de todo o projeto.

O que você precisa

  • Pano ou lona
  • Caneta de tecido
  • Régua
  • Fita de tecido
  • Ferro de passar
  • Tábua de passar
  • Corante de tecido
  • Balde grande
  • Luvas de borracha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article