Como fazer cenários e projetores de palco

Escrito por crispin trubiano | Traduzido por meyrilene santos
Como fazer cenários e projetores de palco
Cenários pintados podem dar a ilusão de profundidade, criando um fundo de cena realista (Mike Powell/Lifesize/Getty Images)

Um cenário de palco é uma excelente maneira de adicionar apelo visual e um ambiente facilmente reconhecível para uma produção teatral, podendo ser pintado de maneira abstrata para uma apresentação musical ou de dança, ou cenas detalhadas que forneçam um cenário de fundo para uma peça teatral. Algumas produções até mesmo usam um projetor de vídeo para mostrar imagens ou vídeos no cenário. Um cenário pode ser feito facilmente com a mão de obra e as ferramentas corretas.

Instruções

  1. 1

    Obtenha ou corte um grande pedaço de tecido de musselina nas dimensões desejadas para o cenário — que deve ser tão largo e alto quanto o sistema de suspensão. A maioria dos fornecedores de musselina dispõe de tecidos com rebites ou barbantes em uma extremidade para suspender o cenário. Coloque um pedaço de tubo de PVC em toda a parte inferior do cenário, enrole o tecido sobre o tubo e fixe-o nele mesmo (costurando ou grampeando), criando uma manga longa para encaixar o tubo.

  2. 2

    Pinte o cenário como desejar. Tingir tecido de musselina cria um efeito interessante pois esse tecido é sensível à saturação de cor e gradiente e poderá criar padrões visuais ou temas interessantes. O tecido poderá ser pintado diretamente após esticado em cima de uma lona, embora seu tamanho total possa encolher um pouco se ele for completamente pintado. Várias camadas de tinta deverão ser usadas para itens no primeiro plano do cenário para criar uma saturação de cor enfática. Caso o fundo seja a cópia de uma foto, use uma grade na fotografia e no cenário para manter as proporções exatas. Deixe a tinta ou corante secar completamente antes de mover ou instalar o cenário — esse processo poderá ser acelerado usando ventiladores.

  3. 3

    Abaixe o sistema de suspensão de cenários e prenda cuidadosamente a musselina nele com os barbantes ou através de seus furos de rebite. Após prender a parte superior do cenário, levante com cuidado o sistema de suspensão de até que o cenário esteja totalmente esticado com o suporte de tubo de PVC no chão do palco. Evite qualquer folga no cenário, pois elas podem criar rugas ou um visual ondulado. Deixe o cenário suspenso por pelo menos 24 horas antes de usá-lo em uma produção, pois isso permitirá esticar toda a sua extensão e eliminar rugas ou vincos.

  4. 4

    Configure um projetor na cabine de luz e som ou na parte de trás da área de assentos do teatro. Muitas peças retratam acontecimentos reais e incorporam o uso de imagens ou filmagens dos eventos reais para criar ambiente e autenticidade. Use os botões de tamanho e foco do projetor para enquadrar e focar a imagem corretamente no pano de fundo. Conecte o projetor ao PC para controlá-lo. Isso permitirá aos técnicos de luz e som acessar e utilizar o projetor durante as produções.

Dicas & Advertências

  • Geralmente é uma boa ideia fazer um ensaio com o pano de fundo suspendido, pois isso permite correções de problemas imprevistos que possam causar uma catástrofe durante a produção. Vários ensaios podem ser necessários se um projetor estiver sendo usado.

O que você precisa?

  • Tecido de musselina
  • Computador e projetor de vídeo
  • Tinta
  • Tubos de PVC

Lista completaMinimizar