Centopeias de jardim são perigosas?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por ravi sampaio
Centopeias de jardim são perigosas?
Centopeias podem morder ao serem manuseadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As centopeias caseiras, ou Scutigera coleoptrata, mordem se forem manuseadas. Essas mordidas, embora não sejam letais, podem causar uma dor temporária. As centopeias caseiras maiores infligem mordidas mais dolorosas. As mordidas podem ser prevenidas ao não manusear as centopeias ou usando luvas de trabalho.

Identificação

As centopeias caseiras possuem corpos de até quatro centímetros, mas medidas das pontas das antenas até as pontas do último par de patas, elas medem de 7,5 a 10 centímetros. Embora tenham o nome de "centopeias" elas possuem apenas 15 pares de pernas extremamente finas. Nas fêmeas, as pernas traseiras mais próximas da cauda crescem até o dobro do tamanho do corpo. Elas apoiam um corpo em formato de salsicha, geralmente de cor bronze claro, com duas listras escuras ao longo dele. As larvas possuem apenas oito pernas, mas todas as vezes que passam por mudas, ganham um par de pernas até alcançarem a maturidade.

Prevenção de mordidas

As centopeias caseiras preferem viver em áreas escuras e úmidas. Elas se escondem nesses lugares durante o dia e fogem quando são incomodadas; podem viver em porões, sótãos, buracos, abrigos de jardim, latas de lixo, embaixo de pedras e placas de concreto, em volta de pilhas de madeira, em materiais de jardinagem e dentro de blocos de concreto ou caixas de papelão. Quando estiver trabalhando próximo a esses lugares, sempre use luvas de trabalho para prevenir um contato acidental com uma centopeia.

Curiosidades

O mesmo veneno que causa uma mordida dolorosa também mata insetos que as centopeias caseiras comem. Elas comem muitas pestes domésticas e de jardins, incluindo baratas, tisanuros, pequenas aranhas e larvas de besouros. As centopeias também comem pequenas lacraias, moscas, mariposas, grilos e ácaros. Caçadoras eficientes, elas podem carregar insetos mortos enquanto continuam a caçar.

Manejo

Pesticidas que matam centopeias caseiras incluem ácido bórico, terra de diatomáceas e piretróides, como permetrina ou ciflutrina. Mas mais centopeias caseiras substituirão as mortas se seus insetos presa infestarem a casa. Os pesticidas que matam centopeias podem não matar os que servem de alimento a elas, como ácaros. O entomologista de Penn State, Steve Jacobs, recomenda usar um desumidificador em quartos úmidos e reparar qualquer fresta que sirva de esconderijo para centopeias em áreas úmidas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível