Como centralizar uma DIV flutuante

Escrito por daag alemayehu | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como centralizar uma DIV flutuante
Centralize DIVs flutuantes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Usar a propriedade float do CSS acrescenta uma quantidade significativa de flexibilidade ao design do site. Designs CSS feitos com DIV se tornaram o padrão do setor, mas a ascensão do design pelo CSS também frustrou muitos web designers. Nos métodos antigos de design com tabelas, centralizar DIVs era fácil, mas a mesma tarefa apresenta problemas em um esquema de design pelo CSS. Uma das formas mais fáceis de realizar esta tarefa é através do uso da propriedade float. Contudo, já que os únicos valores válidos para a propriedade float são "left" (esquerda) e "right" (direita), centralizar uma DIV flutuante requer certa criatividade.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie uma folha de estilos para ser usada pela página em questão.

  2. 2

    Defina um novo tipo de classe para as DIVs que flutuarão para o centro. Defina nesta classe as propriedades de largura (width) e de flutuação (float).

  3. 3

    Coloque "left" (esquerda) como valor da propriedade float, e coloque o valor necessário para atender as suas necessidades na propriedade width (largura). Note que você deve colocar o valor da propriedade width como uma porcentagem da largura total do elemento contido, ao invés de um valor absoluto.

  4. 4

    Defina um segundo tipo de classe. As DIVs que usarão esta classe sempre serão exibidas na extremidade esquerda da sua página e empurrarão a primeira classe de DIVs para o centro da página. Configure as propriedades float, width e height (altura) desta classe.

  5. 5

    Coloque "left" como valor da propriedade float, e na propriedade height coloque um valor baixo como "1 px" ou "1%". Calcule o valor da propriedade width (largura) subtraindo o valor da propriedade width da primeira classe de 100% e dividindo o resultado por dois. Por exemplo, se o valor da propriedade width da primeira classe é 30%, o valor da propriedade width para esta clase será 100% - 30% = 70% / 2 = 35%.

  6. 6

    Salve a folha de estilos como arquivo de texto sem formatação e coloque ".css" como sua extensão.

  7. 7

    Envie sua folha de estilos para o servidor que hospeda sua página.

  8. 8

    Vincule sua folha de estilos à sua página. Isto é realizado adicionando a tag LINK à seção HEAD da sua página. A tag LINK deve ser escrita da seguinde forma: <link rel=”stylesheet” href=”sua_folha_de_estilos.css” type=”text/css” /> (onde sua folha de estilos é "sua_folha_de_estilos.css"). Se você tiver colocado sua folha de estilos em um diretório diferente do que sua página está, você deverá designar a localização exata na propriedade HREF da tag LINK.

  9. 9

    Insira uma DIV na sua página que usa o segundo tipo de classe definido na sua folha de estilos. Imediatamente depois disso, insira uma DIV que use o primeiro tipo de classe definido na sua folha de estilos. Esta DIV flutuante estará centralizada.

Dicas & Advertências

  • Uma opção alternativa para criar uma folha de estilos é colocar uma declaração STYLE na seção HEAD da sua página. Uma declaração STYLE começa com uma tag e termina com uma tag . Coloque o código CSS necessário entre estas duas tags e remova a tag LINK que você inseriu na seção HEAD da sua página.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível