Mais
×

Como fazer um cérebro de papel machê

Atualizado em 17 abril, 2017

O papel machê é um material bastante versátil com o qual se pode fazer modelos artesanais de quaisquer objetos. Ele é a opção ideal para se fazer um cérebro em miniatura, porque pode ser pintado com facilidade e, por conseguinte, permite que as diversas partes do órgão sejam indicadas e separadas com precisão. É possível fazer um cérebro em miniatura seguindo alguns poucos passos simples.

Instruções

Use cores contrastantes para destacar cada parte do cérebro (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha uma bexiga até ela ficar com um tamanho médio. Dê o nó na posição mais distante possível do bocal para que o formato fique o menos ovalado possível.

  2. Prepare o papel machê. Siga estes passos se já o comprou misturado ou pule essa etapa se comprou tiras pré-cobertas. Para fabricar o material, ferva 5 xícaras de água e adicione 1 xícara de farinha. Ferva e mexa por três minutos.

  3. Corte ou rasgue tiras de jornal de 5 cm de espessura e mergulhe-as uma por uma na mistura. Coloque-as por cima do balão até ele ficar coberto por uma camada fina de papel. Deixe um pequeno buraco perto do nó.

  4. Deixe essa primeira camada secar por uma hora, mas sempre confira e obedeça o tempo indicado na embalagem dos papéis machê pré-misturados, se houver. Coloque várias outras camadas na bexiga, deixando passar uma hora entre cada aplicação, até obter a espessura desejada.

  5. Estoure o balão no interior, divida o cérebro em diferentes partes e pinte cada uma em uma cor diferente.

Dicas

  • Vá sobrepondo as camadas de um jeito que evidencie os dois hemisférios do órgão.

O que você precisa

  • Bexiga
  • Papel machê (misturado ou em tiras)
  • Jornal
  • Tinta
  • Pincéis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article