Quanto tempo seu cérebro sobrevive sem oxigênio

Escrito por steve repsys | Traduzido por felipe barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo seu cérebro sobrevive sem oxigênio
Oxigênio no cérebro (cabeça image by António Duarte from Fotolia.com)

O corpo humano precisa de oxigênio para se sustentar. A redução de oxigênio de pelo menos uma parte do corpo é conhecida como hipoxia. A ausência total de oxigénio é conhecida como anóxia. As células do cérebro são destruídas após 4 a 6 minutos sem oxigênio. Quando o fluxo de oxigênio para o cérebro é completamente interrompido, a pessoa perde a consciência em 10 segundos. Hipoxia prolongada conduz a danos cerebrais e, finalmente, à morte.

Outras pessoas estão lendo

Causas

O cérebro é o maior utilizador de oxigénio do corpo, mesmo que represente menos de 5 por cento do peso do corpo. O cérebro consome 20 por cento de oxigénio necessário ao corpo. Hipoxia cerebral é a deficiência de oxigênio necessário para o cérebro. Segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, existem várias causas de hipoxia cerebral; a maior parte está relacionada a acidentes ou complicações de saúde. Estas incluem a inalação de fumaça, trauma na cabeça, asfixia, envenenamento por monóxido de carbono, afogamento, overdose de drogas, acidente vascular cerebral e estrangulamento.

Sintomas

Os sintomas em casos de hipóxia cerebral leve são desatenção, fraco poder para a tomada de decisão e falta de coordenação. Em casos graves de hipóxia, uma pessoa ficará sem resposta e cairá em coma, terá parada respiratória e não responderá à luz. Uma vez que há apenas a pressão arterial e batimentos cardíacos, a pessoa pode ter morte cerebral.

Complicações

A falta de oxigênio para o cérebro pode resultar em uma pessoa entrar em um estado vegetativo em que as funções corporais dela, como a respiração, podem ainda existir, mas ela não responde. A maioria dos pacientes que chegam a esse estado muitas vezes morre dentro de um ano, de acordo com Shands HealthCare, que é afiliado à Universidade da Florida Health Science Center. Quanto tempo uma pessoa sobrevive depois de sofrer privação de oxigênio varia de acordo com o quanto o tratamento é indicado para prevenir outros problemas médicos. Complicações também podem incluir escaras, pneumonia e o desenvolvimento de coágulos venosos.

Prevenção/Solução

Se a hipóxia ocorrer muitas vezes de forma inesperada, é uma condição difícil de evitar. A prevenção depende muitas vezes do que provoca a doença. No entanto, a realização de RCP imediatamente em uma pessoa que sofre de hipóxia pode ser um tratamento para salvar vidas. Se alguém sofrer de hipóxia, consiga tratamento médico ligando imediatamente para 911.

Prognóstico

A perspectiva para alguém que sofreu de privação de oxigênio depende de quanto tempo a pessoa ficou sem oxigênio e se ocorreu dano cerebral, afirma o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. As pessoas podem fazer uma recuperação completa se estiverem inconscientes momentaneamente. Quanto mais tempo uma pessoa passa em um estado inconsciente, menos terá chance para uma completa recuperação. Enquanto se recupera, uma pessoa pode sofrer danos psicológicos e neurológicos, incluindo amnésia, alucinações e espasmos musculares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível