Certificado ISO 9003

Escrito por nathalie gosset | Traduzido por kauwai nobre
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Certificado ISO 9003
ISO 9003 é um padrão obsoleto que tem um foco na inspeção final e no teste (magnifying glass image by .shock from Fotolia.com)

ISO 9003 era um padrão desenvolvido pela Organização Internacional para Padronização (International Organization Standardization, ISO) que orientou as atividades de inspeções finais e de testes. O ISO 9003 se tornou obsoleto e nenhuma certificação 9003 é fornecida atualmente. A organização trocou o ISO 9003 por um novo conjunto de padrões em 2001, o ISO 9001, que fornece um quadro mais amplo, cobrindo vários aspectos de qualidade da administração do sistema. Hoje em dia, muitas organizações buscam um certificado ISO 9001.

Outras pessoas estão lendo

História

A Organização Internacional para Padronização foi fundada em 1947, na Suíça, em uma tentativa de adequar os padrões de diferentes países e criar um sistema que poderia gerar um senso comum de expectativas e uma linguagem comum de padrões. A organização convocou um especialista em padrões por país para constituir seus comitês técnicos. Mais de 160 países juntaram suas forças para criar mais de 18 mil padrões nos últimos 50 anos.

Contexto

A série do ISO 9000 começou com o Governo Britânico. O Reino Unido confrontou problemas de qualidade durante a Segunda Guerra Mundial com defeitos nas munições, que faziam as bombas explodirem em suas fábricas. Os padrões de procedimento e de fabricação desenvolveram medidas para conter os riscos que foram trazidos pelos padrões BS 5750 do Reino Unido.

Predecessor

As diretrizes do BS 5750 eram focadas em como o processo de produção deveria ser conduzido, e não como deveria ser produzido. Em 1987, a ISO concordou em adotar o 5750 como a fundação de uma nova série de padrões internacionais e os nomeou como as séries 9000. As primeiras séries dos padrões 9000 consistiam de documentos temporários, sendo o ISO 9003 um deles.

ISO 9003

O ISO 9003 serviu de referência por 13 anos, de 1987 até 2000. O documento abordava qual era a melhor forma de se realizar uma inspeção e teste finais para garantir a qualidade do produto antes do seu embarque. A abordagem concentrava no processo de inspeção, e não no processo de produção. Os padrões do ISO 9003 continham alguns dos princípios do Departamento de Defesa dos EUA. Suas especificações militares reforçam a conformidade de todos os funcionários envolvidos com os processos, um princípio que se tornou o credo principal dos padrões ISO 9000.

Sucessor

ISO 9001:2000 foi lançado na virada do milênio e combinou o ISO 9003 com mais dois documentos, o ISO 9001 e 9002. Essa combinação permitiu a introdução de uma mudança radical e foi responsável pelo direcionamento do foco no gerenciamento dos processos e do poder de conformidade para os processos, opondo-se à visão focada no produto e na sua qualidade. Uma mudança significante do ISO 9003 foi apoiada em fazer uma administração superior responsável pelos resultados e para garantir a implantação de som de um sistema de gerenciamento de qualidade. Finalmente, o uso de métricas tornou-se uma ferramenta importante para os padrões ISO 9000 para monitorar defeitos, trazer melhoria contínua do processo de captura e corrigir defeitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível