Gastronomia

Cerveja congela no freezer?

Escrito por calla hummel | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros

A cerveja contém uma grande quantidade de água, açúcar, álcool e um pouco de outros ingredientes utilizados no processo de produção da cerveja. Portanto, a água da cerveja é que faz com que a bebida congele quando fica por certo tempo no freezer. Porém, ela só congela a uma temperatura mais baixa do que água pura congelaria.

Ingredientes da cerveja

Devido às químicas e a outros compostos da cerveja, ela só congela a uma temperatura mais baixa do que a água congelaria. A temperatura exata muda de cerveja para cerveja, considerando que as marcas apresentam diferentes níveis de álcool e as cervejarias usam ingredientes distintos para dar um sabor único aos seus produtos. Quanto maior a quantidade de água e menor o teor de álcool, mais rápido (e mais perto de 0 grau celsius) a cerveja congela. Por isso, cervejas mais baratas como as do tipo Lager ou Pilsen congelam mais rápido que uma cerveja artesanal do tipo Bock.

Colocar cerveja em freezers

A cerveja congela na maioria dos freezers. A maioria desses equipamentos tem a temperatura ajustada bem abaixo de 0 grau celsius, o que faz com que a água no interior da garrafa de cerveja forme cristais de gelo e congele. No entanto, devido aos seus outros componentes, a cerveja tem um ponto de congelamento mais baixo que a água e, portanto, se a cerveja for deixada em um freezer que opera em torno de 0 grau celsius é possível que a bebida não congele.

Congelamento

Quando a cerveja congela, as moléculas de água formam cristais de gelo. Estes por sua vez excluem o álcool, o açúcar, e outros componentes da cerveja. A bebida é feita com água, mas não completamente. Por isso, mesmo se uma cerveja estiver praticamente congelada, é possível encontrar um pouco de líquido no interior da garrafa ou da lata e que esse líquido fica com o teor de álcool mais elevado do que a cerveja não congelada.

Descongelamento da cerveja

Infelizmente, quando a cerveja descongela a água não se mistura de maneira uniforme com os outros ingredientes novamente isso faz com que a bebida fique aguada. Além disso, a maior parte da carbonatação se dissipa nesse processo, deixando a cerveja sem o sabor original (choca), mesmo que o vasilhame não tenha sido aberto. Se a temperatura da cerveja muda rapidamente, a embalagem dela pode vazar ou estourar e isso causará odores e deixará uma massa congelada grudenta onde o produto cair.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media