Mais
×

Como o cérvix deve estar no começo da gravidez?

Atualizado em 19 julho, 2017

O cérvix se encontra na parte mais baixa do útero, onde ele encontra a vagina, e sua posição e firmeza mudam durante o ciclo menstrual. Quando a mulher engravida, o cérvix fica macio, mole e com uma sensação parecida com a de lábios durante o primeiro trimestre.

A gravidez muda a sensação do cérvix (Keith Brofsky/Valueline/Getty Images)

Notando mudanças cervicais

Algumas mulheres fazem o autoexame com os dedos para verificar a posição e firmeza do cérvix. Com exames regulares, a mulher poderá notar diferenças à medida que fica familiar com o seu ciclo, construindo um padrão para comparação durante a gravidez. Por exemplo, durante a ovulação, o cérvix será firme, baixo e com uma sensação similar à ponta do nariz na maioria das mulheres, enquanto um cérvix macio e mole pode indicar o começo da gravidez.

Quando as mudanças ocorrem

O cérvix fica mais macio e alto em algum momento durante o primeiro trimestre de gravidez para todas as mulheres. O momento exato varia significativamente de uma pessoa para outra.

Diagnosticando gravidez

Apesar de algumas mulheres que sabem que estão gravidas preferirem verificar o cérvix por curiosidade, esse não é um método confiável de diagnosticar gravidez. Se uma mulher acha que está gravida, ela deve se submeter a um teste de gravidez próximo a data de sua menstruação. Alguns profissionais não recomendam que a própria paciente verifique seu cérvix, pois isso pode introduzir bactérias e causar infecções.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article