on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cerzir à máquina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cerzir é o processo de se costurar fileiras de linha próximas o suficiente para parecer tecido. A maior parte dos cerzidos é feito à mão, mas é possível cerzir com uma máquina de costura. Essa é uma maneira excelente de aumentar a vida útil de uma peça de roupa. Cerzir à máquina é rápido e fácil.

Instruções

É fácil cerzir à máquina (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Apare fios soltos do furo que será consertado na peça de roupa. Coloque um pedaço de tecido atrás do furo. Esse remendo pode ser de espessura similar ou mais fino que a própria roupa, ou pode-se usar um tipo de entretela feito especialmente para cerzido à máquina, que pode ser arrancado depois. Alfinete o remendo em volta da borda do furo.

    Loading...
  2. Configure a máquina. Encha a bobina e coloque-a no lugar apropriado. Passe a linha na máquina da maneira recomendada. Use um ponto médio de costura reta.

  3. Remova a chapa dos dentes normal e substitua-a pela chapa de cerzir. Ela permite que se mova a roupa de maneira precisa, impedindo os dentes propelentes de atuarem. Em algumas máquinas, é possível simplesmente desativar os dentes propelentes.

  4. Costure uma fileira de pontos em volta da borda do furo que está cerzindo. Lembre-se que deve guiar o material, uma vez que os dentes propelentes não estão funcionando. Retire os alfinetes.

  5. Comece a costurar para frente e para trás pelo furo da roupa. Costure cada fileira próxima uma à outra.

  6. Examine o furo. Se o cerzido parece bom e seguro, pode parar. Se o furo parece necessitar de mais trabalho, repita o passo 5, agora passando os pontos em um ângulo reto com relação à primeira costura.

Loading...

O que você precisa

  • Peça de roupa a ser consertada
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Material para remendar
  • Máquina de costura
  • Chapa de cerzir
  • Linha
Loading ...
Loading ...