O que faz a chama piloto de um aquecedor apagar

Escrito por isaiah david | Traduzido por pedro setti perdigão
O que faz a chama piloto de um aquecedor apagar
A chama piloto acende o fluxo principal de gás em um aquecedor (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A chama piloto de um aquecedor pode se apagar sem motivo aparente. Como ela é projetada para funcionar constantemente, o apagamento repetido pode indicar um problema mecânico. Infelizmente, há várias falhas que podem levar a esse quadro e o conserto de algumas pode ser bastante caro.

Função

A chama piloto é um mecanismo um pouco arcaico para se acender um aquecedor ou qualquer outro aparelho a gás. Uma pequena chama se mantém acesa constantemente. Quando o aquecedor precisa funcionar, ela acende o fluxo principal de gás que aquece a água através de um trocador de calor. Como ela consome gás mesmo quando o aquecedor não está em funcionamento, os aparelhos mais modernos usam um sistema de ignição eletrônico.

O termopar

O termopar é um dos principais componentes do controle da chama piloto e o que apresenta problemas com mais frequência. Se a chama se apaga e o gás continua saindo, este pode se acumular causando incêndios ou asfixia. O termopar detecta o calor da chama e quando é aquecido produz uma corrente elétrica que indica para o circuito que esta está acesa. Se ele para de gerar essa corrente, o aquecedor entende que a chama se apagou e fecha a válvula, impedindo a saída de gás.

Problemas com o termopar

O termopar pode apresentar várias falhas. Como todo equipamento eletrônico, ele pode simplesmente se desgastar pelo uso. Os contatos elétricos podem ficar corroídos, impedindo a passagem de corrente. Se o bulbo não estiver corretamente posicionado diretamente sob a chama, ele não irá detectá-la e fluxo de gás será cortado.

Problemas com a ventilação

A chama piloto precisa do fornecimento correto de ar para queimar. Deve haver fluxo contínuo de oxigênio e os gases gerados devem ser escoados para não a abafarem. Se o aquecedor estiver confinado, pode não haver fluxo de oxigênio suficiente para manter a chama. Por outro lado, rajadas repentinas podem apagá-la. Um dos problemas mais sérios é a obstrução da chaminé por folhas, acúmulo de fuligem ou até um ninho de pássaro. Isso faz com que os gases resultantes da queima se acumulem e apaguem a chama.

Válvula de gás

A válvula de gás também pode fazer com que a chama piloto se apague. Ela controla o fluxo de gás e se estiver emperrada ou obstruída o gás pode não ter força suficiente para manter a chama acesa. O fluxo também pode se tornar irregular, perturbando-a.