Mais
×

Como fazer uma chaparreira de caubói artesanal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem vários tipos de chaparreiras. Elas normalmente são feitas de couro e são usadas por caubói por cima de suas calças para protegê-los contra os chifres do touro e até mesmo de mordidas de animais como as cobras. Fazer uma chaparreira em casa para uma criança ou um adulto é simples e divertido, e só são necessários alguns materiais que podem ser facilmente encontrados em lojas de artesanato.

Fazer uma chaparreira em casa é simples e divertido (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Medidas

A primeira e mais importante coisa que precisará fazer antes de começar é tirar as medidas da pessoa que vai usá-la. Meça a cintura, as coxas, as pernas e as panturrilhas. Use uma fita métrica padrão e anote as medições em um pedaço de papel.

Materiais

A melhor parte de confeccionar a sua própria chaparreira é escolher o tipo de material que vai ser usado. Essa peça é uma adição divertida a qualquer fantasia de caubói, e você pode usar lona, camurça ou até mesmo couro, dependendo do seu orçamento. Uma boa cor para escolher seria o marrom escuro, mas pode ser qualquer outra cor, dependendo de como queira que fique a fantasia.

Cortes

Antes de cortar o material, você precisa criar um modelo. Desenhe o contorno do desenho da sua chaparreira sobre o material com um marcador usando as medições das pernas e das coxas como um guia para o tamanho. Quando terminar de desenhar, utilize uma tesoura resistente para cortar o material nas linhas desenhadas. Já que são duas formas iguais, uma para cada perna, corte um lado, dobre-o e corte novamente em torno do mesmo desenho.

Costurar

Agora que você já tem a base da sua chaparreira, é hora de costurá-la. Se estiver usando couro, vai precisar de uma máquina de costura que suporte tecidos pesados, ou agulha e linha mais resistentes. Você pode usar uma linha que combine com a cor do tecido, ou ainda, dependendo do estilo, qualquer outra cor que ache que combine. Comece costurando a perna, certificando-se de que o espaço seja suficiente para as pernas passarem. Lembre-se, estará usando calças sob a chaparreira, então deixe-a folgada. Suas medidas devem ser seu guia. Dependendo do design, faça passadores na cintura para usar um cinto. Use os passadores de uma calça jeans como um modelo para onde colocá-los e quanto devem medir. Para adicionar franjas na sua chaparreira, deixe um pouco de material extra nas beiradas e corte a franja na lateral. Faça-as simples ou tão ornamentadas como queira. Além da franja, você pode costurar remendos ou adicionar alguns enfeites, como botões. Use sua imaginação para torná-la única.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article