Mais
×

Como fazer um chapéu casquete feminino

Atualizado em 20 julho, 2017

Para um interessante visual retrô, ou para dar um toque extra à uma roupa, um casquete é uma ótima escolha. Encontrar um casquete autenticamente antigo pode ser muito difícil e caro, mas fazer o seu próprio é uma atividade simples, que não toma muito tempo. Você pode personalizar seu chapéu com miçangas, redes, penas ou remendos. Com um design simples feito por você mesmo e um pouquinho de trabalho, é possível criar um chapéu casquete de manhã e usá-lo à noite.

Instruções

Um casquete bem-feito é um toque de graça para qualquer ocasião. (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Coloque o jarro de ponta cabeça sobre o feltro e use uma caneta para traçar um círculo, seguindo a boca do jarro, fazendo dois círculos no feltro e um no interface. Esse será o topo de seu chapéu. Dependendo o tamanho do pote, o círculo de feltro deveria ter cerca de 9 cm de diâmetro. Recorte ambos os círculos de feltro e escolha qual lado ficará para cima e qual ficará para baixo. Corte o interface, coloque-o sobre o feltro. Pegue o segundo círculo de feltro, coloque o lado de baixo sobre o interface e costure os três círculos juntos, o mais próximo possível das beiradas.

  2. Utilizando um régua, faça dois retângulos longos do mesmo tamanho no feltro restante, e faça o mesmo no interface. Esses serão os lados do chapéu. O comprimento do retângulo importa, pois o excesso será cortado depois, mas a altura deve ser de aproximadamente 5 cm. Corte os retângulos e escolha um lado para ser o de fora e outro para ser o de dentro. Então, coloque o interface sobre um retângulo de feltro, prenda-o e coloque o segundo retângulo de feltro por cima, costurando-os, com o lado de dentro voltado para o interface.

  3. Coloque o círculo de feltro com a parte de baixo para cima, e prenda o retângulo às beiradas dele usando alfinetes. Corte o excesso da parte retangular. Se utilizar máquinas de costura não for um problema para você, faça a costura da beirada do retângulo ao círculo de feltro até completar. Se preferir fazer à mão, faça uma costura justa para alinhavar as duas extremidades do retângulo.

  4. Com o lado de baixo do círculo de feltro ainda voltado pra cima, corte o excesso do retângulo deixando uma sobra de cerca de 0,5 cm. Use cola de tecido ou para fechar o círculo, ou costure-o. Você pode utilizar uma máquina de costura.

  5. Costure o elástico ou pente ao casquete. Meça elástico o suficiente para passar pela parte de trás de sua cabeça, e então corte-o um pouco mais curto. Lembre-se, o casquete deve se ajustar a sua cabeça com firmeza. Prenda as pontas do elástico ao lado de dentro do círculo de feltro, costurando-as. Se preferir usar um pente prendedor de cabelo, corte uma parte adicional de feltro, longo o suficiente para cobrir a parte de cima do pente. Coloque o pente do lado de dentro do chapéu, com os dentes para fora, cobrindo-o em seguida com o feltro. Prenda o pente ao chapéus usando cola, se preferir, ou costure-o.

  6. Desvire o chapéu do avesso. Utilize os enfeites para decorá-lo. Coloque penas, botões, renda, fitas, um véu, ou qualquer outra decoração que você preferir, ou deixe-o liso.

Dicas

  • Tente tamanhos e formas diferentes para fazer seu chapéu. Tente cortá-lo em forma oval ao invés de circular, ou faça um retângulo mais curto, para que o chapéu fique mais próximo da cabeça. Para um casquete cartola, faça um retângulo mais alto, com cerca de 10 cm, e um círculo em forma de rosquinha com um buraco do mesmo tamanho que o primeiro círculo de feltro. Prepare o círculo em forma de rosquinha como fez com as outras peças, e costure-o, para fazer o retângulo que forma a lateral do chapéu.
  • Use tipos diferentes de tecido para fazer seu chapéu, mas use uma interface mais pesada se utilizar tecidos mais leves para o resto do chapéu. Seu chapéu precisa ficar ereto por si só.

O que você precisa

  • Um pote vazio e limpo
  • Dois pedaços de feltro, de 22x30 cm.
  • Linha de costura
  • Interface de costura
  • Elástico ou pente prendedor de cabelo
  • Enfeites
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article