×
Loading ...

Como fazer um chapéu de empregada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Complete sua roupa de empregada com um chapéu sem costura. Um guardanapo de renda e algumas fitas pretas de veludo são os materiais necessários para criar o chapéu de muitas eras. Os uniformes sempre seguem a moda, por isso as empregadas da década de 1920 usavam chapéus que ficavam ao redor de suas testas, como as fitas de cabelo da época. No final do século 18, as mulheres e as empregadas usavam chapéus que ficavam sobre suas cabeças e eram presos com uma fita. No final do século 20, os chapéus das empregadas eram pequenos e ficavam em cima da cabeça. Todos esses estilos eram feitos em um branco que poderia ser branqueado, engomado ou passado.

Instruções

Um chapéu de uma empregada moderna é igual ao da década de 20, usado mais para trás da cabeça (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Chapéu do final do século 18

  1. Amarre um pedaço de 15 cm de uma fita de veludo preta com 6 mm de largura em um arco pequeno.

    Loading...
  2. Prenda o arco ao centro de uma toalhinha de renda, que estão disponíveis em lojas de artesanato. Prender o arco permite que ele seja removido ao lavar o chapéu. O arco ficará no topo do chapéu.

  3. Passe uma fita de veludo preta de 60 cm na renda em um lado da toalhinha sobre 2,5 cm da borda. Traga a fita sobre o fundo do chapéu e de volta através de um furo na renda do lado oposto. As rendas de crochê têm muitos buracos grandes por que você pode passar facilmente com a fita. Empurre a fita até que suas extremidades, em cada lado, fiquem do mesmo comprimento. Mantenha o chapéu plano para ajustar a fita.

  4. Use seu chapéu empilhando seu cabelo em um coque de cima para trás da cabeça. Coloque o chapéu na frente do coque e amarre as fitas em um arco perto da nuca. Use grampos para prender as fitas no lugar.

    Chapéu da década de 1920

  1. Dobre uma toalhinha de 20 cm no meio. Dobre-a de modo que o padrão da renda corresponda a cada lado da dobra.

  2. Passe 90 cm de fita de veludo preta de 6 mm dentro e fora da renda, 1,2 cm acima da borda dobrada. A fita deve ir através das duas camadas de renda. Você deve fazer a renda entrar e sair a cada 2,5 cm ou ir pelo lado direito do chapéu e sair pelo esquerdo. Faça o que combina com a renda.

  3. Puxe a fita até as extremidades estarem em cada lado.

  4. Use o chapéu colocando a borda dobrada na testa e amarrando as fitas atrás da cabeça em um arco pequeno. A borda em volta do chapéu vai ficar para cima. Este chapéu não terá flamulas longas.

    Chapéu da década de 1930

  1. Faça um pequeno arco de 20 cm de fita de veludo preta de 6 mm de espessura.

  2. Prenda o arco em cima da toalhinha de 15 cm.

  3. Use o chapéu, prendendo-o em cima da cabeça com grampos.

Loading...

O que você precisa

  • Fita de veludo preta com 6 mm de largura
  • Toalhinha de renda de crochê
  • Pequeno alfinete de segurança
  • Grampos
Loading ...
Loading ...