Mais
×

Como fazer um chapéu de maquinista

Atualizado em 20 julho, 2017

Seja para brincar de fantasia ou completar um traje, um chapéu de maquinista é uma grande adição à coleção de roupas para brincar de qualquer criança. O chapéu pode até ser feito em casa, ao invés de comprado. Com tecido listrado azul e branco, você pode criar um boné clássico, ou escolher o seu tecido favorito para um visual mais original. Seja qual for o estilo que você preferir, o chapéu de maquinista pode ser feito com habilidades básicas de costura e menos de um metro de tecido.

Instruções

Faça seu próprio chapéu de maquinista (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça a circunferência da cabeça da pessoa que usará o chapéu. Dobre o tecido ao meio com os lados de exibição desejados de frente um para o outro, e coloque-o sobre uma superfície plana. Marque a medida da circunferência sobre o tecido, acrescentando 2 cm para a costura. Este é o comprimento da faixa do chapéu.

  2. Marque a largura da faixa do chapéu no tecido como 7 cm. Corte duas faixas.

  3. Faça uma costura de 9 mm nas extremidades mais curtas de uma faixa. Os lados certos devem estar voltados um para o outro. Vire a faixa com o lado direito para fora. Repita o procedimento para a segunda faixa.

  4. Desenhe um círculo no tecido com um diâmetro correspondente ao das faixas costuradas mais 2 cm de costura. Corte dois círculos. Estes serão a parte superior do chapéu.

  5. Costure cada parte superior do chapéu em uma faixa com os lados certos juntos. Use uma costura de 9 mm. Coloque os chapéus juntos com os lados avessos de frente um para o outro. Vire do avesso as extremidades das faixas em 3 mm. Passe as bordas e deixe-as de lado.

  6. Meça a cabeça da pessoa que vai usar o chapéu, de têmpora a têmpora. Marque esta medida no seu tecido, acrescentando uma costura de 2 cm para a base da aba do chapéu. Recue a base da aba usando a parte superior do chapéu como um guia para o quão longe recuar e remarque a linha. Marque uma altura de 12 cm acima da nova linha de base. Ligue as marcas desenhando um meio círculo para formar a aba. A peça da aba deve se parecer com uma crescente.

  7. Corte dois pedaços de aba. Corte um pedaço de aba da interface. Coloque as peças em camadas, colocando as duas peças de tecido com os lados certos juntos e a parte de interface sobre elas. Junte as bordas exteriores com uma costura de 9 mm. Vire o lado direito para fora.

  8. Coloque a aba entre as duas camadas das faixas do chapéu. A borda da aba deve ser inserida a 9 mm para coincidir com a costura dobrada das faixas. Prenda a aba no lugar. Costure em torno de toda a borda inferior da faixa para completar o chapéu.

Dicas

  • Para adicionar suporte à aba do chapéu, você pode costurar uma linha dupla em torno da extremidade da aba.

Aviso

  • Se você usar um tecido pesado para o seu chapéu, use uma agulha para tecido pesado, para evitar que ela quebre.

O que você precisa

  • 1 m de tecido de peso médio a pesado
  • 22 cm de interface
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Ferro
  • Lápis para marcar tecido
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article