Como fazer um chapéu de palha trançada

Escrito por casandra maier | Traduzido por felipe fogolin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um chapéu de palha trançada
Monte e decore seu chapéu de palha com laços, flores, pérolas ou broches (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A palha trançada existe em muitas larguras e grossuras. Ela é vendida em qualquer loja de artesanato, e é usada para fazer coisas como cestas, esteiras e chapéus. Existem muitos tipos diferentes de chapéus de palha, o chapéu básico para o sol é o mais fácil de fazer. Entrelace a palha para fazer duas partes separadas, que incluem a aba e a copa. Essas seções serão costuradas para fazer o chapéu de palha básico.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Criando a copa

  1. 1

    Meça a circunferência da sua cabeça. Coloque a fita métrica em cima da sua têmpora direita, estendendo-a ao redor da sua cabeça e através da sua têmpora esquerda. Passe a fita pela sua testa até aonde você começou, na têmpora direita. Adicione 1 a 2 centímetros à sua medida para o chapéu não ficar muito apertado.

  2. 2

    Pegue um pedaço de palha trançada. Não a corte. Comece a entrelaçar a palha ao redor dela mesma de três a quatro vezes, baseado nas suas medidas. Enrole a palha de maneira, de modo que as tranças se sobreponham por pelo menos meio centímetro. Prenda as tranças para segurá-las no lugar com alfinetes.

  3. 3

    Costure as palhas trançadas usando uma agulha e linha. Costure ao redor da copa, ziguezagueando com a sua linha para cima e para baixo entre cada trança de palha. Remova os alfinetes quando você terminar de costurar. Continue trançando e costurando para criar múltiplas fileiras de palha trançada.

  4. 4

    Coloque a copa do chapéu sobre a sua cabeça continuamente, puxando-a até as suas têmporas. Continue entrelaçando e costurando a palha até chegar ao nível que você quer que o chapéu se estenda do topo da sua cabeça.

  5. 5

    Entrelace a trança de palha para dentro, na direção do centro do chapéu e topo da copa. Costure e continue a entrelaçar a palha até ela cobrir o topo da seção da coroa do seu chapéu. Quando você chegar ao centro da copa, corte a trança de palha. Dobre a parte do centro no topo e embaixo. Costure a extremidade para dentro do chapéu.

    Criando e unindo a aba

  1. 1

    Coloque a copa do seu chapéu em um pedaço de papelão de aproximadamente 60 x 90 cm. Faça um círculo ao redor da parte de fora da copa do chapéu. Remova a copa e faça um ponto no centro do círculo da copa no papelão. Prenda um pedaço de lã ao ponto no centro do papelão com um alfinete.

  2. 2

    Estenda a lã para fora do ponto central até você chegar à largura que você quer para a aba do seu chapéu. A largura da aba é baseada na sua preferência. Use a lã para desenhar um círculo ao redor do perímetro da copa. Remova o alfinete e a lã.

  3. 3

    Corte o modelo da aba do papelão. Use este modelo como um guia para começar a entrelaçar e costurar a palha em camadas para criar uma aba para o seu chapéu.

  4. 4

    Entrelace e costure camadas de palha quando elas se sobreporem a aproximadamente meio centímetro. Quando você chegar ao centro do seu modelo da aba, corte a palha e dobre o que sobrar para dentro, costurando-a na parte de dentro da aba.

  5. 5

    Costure a extremidade de dentro da copa com a de fora da aba na parte de dentro do seu chapéu de palha. Reforce a costura usando um movimento em ziguezague com a sua linha para garantir que as seções estão seguras.

Dicas & Advertências

  • Faça seu chapéu de palha ficar mais firme espirrando o produto final com goma-laca transparente.
  • Fazer um chapéu de palha não é uma tarefa fácil. Não tenha pressa. Seus designs ficarão melhor com tempo e prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível